segunda-feira, 27 de Agosto de 2012 07:03h Gazeta do Oeste

Prefeitura deve garantir iluminação nas ruas dos municípios

 A insatisfação com o serviço de iluminação pública é comum entre aqueles que precisam sair ou chegar em casa enquanto as ruas ainda estão escuras. A iluminação é um serviço básico que é direito do cidadão. Esse foi o tema da série de reportagens sobre eleições do MGTV nesta sexta-feira (24).

 

A cobrança pela iluminação pública está prevista na constituição federal. O dinheiro é destinado às prefeituras, que tem a responsabilidade de iluminar as ruas das cidades, fornecendo segurança para os moradores. Os municípios podem optar por firmar um convênio com empresas que forneçam energia e manutenção.

 

Mesmo assim, algumas vezes esse dever não é cumprido. O artesão Marcelo Pereira, além de pagar a conta de luz, precisa desembolsar, mensalmente, R$ 19 para contribuir com uma taxa de iluminação das ruas onde mora. “A sensação que eu tenho é de que estou pagando por um serviço que não está sendo entregue para mim”, diz. Pereira afirma esperar que os políticos façam a parte deles de respeitar o cidadão no direito de ir e vir. Um direito constituído. “ A nossa parte esta sendo feita, que é pagar em dia as contas”, complementa.

 

 

 

 

 

G1

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.