sexta-feira, 17 de Outubro de 2014 10:06h

Prefeitura faz sorteio para entrega de 424 casas populares

As 424 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida construídas em Mateus Leme serão sorteadas na próxima quarta-feira, dia 22

O sorteio atenderá critérios estipulados nacionalmente pelo Ministério das Cidades e, em nível municipal, pela Secretaria de Assistência Social garantindo, dessa maneira, que a entrega dos imóveis cumpra rigorosamente o que determina o programa nacional de habitação.

Têm direito a participar do Minha Casa, Minha Vida famílias com renda mensal de até R$ 1.600,00 e inscritas pela Secretaria de Assistência Social até 2009, ano base para o fechamento do convênio que permitiu a execução do programa habitacional em Mateus Leme. Famílias indicadas pela Defesa Civil e que vivem em áreas de risco têm prioridades na aquisição do imóvel porque atendem aos critérios definidos pela portaria n.º 610/2011, assim como pessoas com idade superior a 60 anos e famílias que tenham entre seus membros alguma pessoa com deficiência comprovada. Nesses casos, são reservadas até 6% dos imóveis.

A maioria das casas populares, 75%, serão sorteadas entre pessoas que cumpra até cinco, dos seis critérios estabelecidos. São eles: morar em área de risco, insalubres ou estar desabrigado; famílias cuja as mulheres sejam responsáveis pela unidade familiar; famílias que tenham pessoas com deficiência; famílias que comprovadamente residam no município de Mateus Leme há cinco anos, completados em 1º de maio de 2009; famílias que ainda não tenham sido beneficiadas por qualquer programa habitacional e famílias com filhos nascidos ou em gestação na data do cadastro. Os outros 25% das unidades habitacionais serão sorteados entre as pessoas que cumpram até quatro dos critérios citados anteriormente.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Rosimeire Palhares, todos os candidatos que forem sorteados já passaram pela avaliação de documentos apresentados pelo serviço social da Prefeitura de Mateus Leme, bem como atendem aos critérios exigidos pelo governo federal. Porém, a aprovação em sorteio não é o último ato para a conquista da casa própria. Os beneficiários aprovados ainda terão que comprovar alguns indicadores à Caixa Econômica Federal antes de retirarem as chaves dos imóveis.

A lista oficial com o nome de todos os selecionados será divulgada pela Prefeitura de Mateus Leme com o nome completo do beneficiário aprovados, CPF e a pontuação final. A ordem de classificação é importante porque será a partir dela que a Caixa vai chamar novos nomes em substituição às famílias que, por ventura, não atenderem aos critérios finais para a conquista do benefício. Em Mateus Leme são 539 candidatos a beneficiários.

A cerimônia para o sorteio das casas está marcada para começar as 09 horas da próxima quarta-feira, dia 22, no Centro Comunitário, localizado na avenida Getúlio Vargas, 690, no centro de Mateus Leme.

Entregas das casas

As obras que estão em fase de conclusão devem ser entregues até o final deste ano. O prazo foi estipulado pela empresa que executa as obras.

De acordo com o prefeito Marlon Guimarães está é mais uma grande conquista para o município de Mateus Leme. “A entrega das unidades habitacionais no Residencial Parque da Serra é um grande salto para suprir a demanda por moradia no município e vai oferecer um lar a 424 famílias que sonham com a casa própria”, afirmou. Ainda segundo o prefeito, a Prefeitura tem se esforçado para conseguir mais melhorias. “A entrega das unidades vai criar uma nova área residencial no município e a Prefeitura está atenta a essa questão, por isso, a administração está concentrando esforços para melhorar as condições de acesso ao Residencial com a conclusão da ponte no bairro Central”, analisou Marlon.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.