segunda-feira, 20 de Julho de 2015 13:52h

Presidente da ALMG recebe medalha do Dia de Minas

Solenidade foi realizada em Mariana, que simbolicamente se torna capital do Estado nessa data cívica

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (PMDB), foi agraciado nesta quinta-feira (16/7/15) com a medalha comemorativa do Dia de Minas. A solenidade, que contou com a presença do governador Fernando Pimentel, foi realizada em Mariana (Região Central do Estado), que simbolicamente torna-se capital do Estado nessa data. Conforme a Lei 7.561, de 1979, o Dia de Minas é celebrado anualmente em 16 de julho, aniversário de Mariana.

O prefeito de Mariana, Duarte Júnior, lembrou a trajetória histórica dos 319 anos do município. Segundo ele, se no passado a descoberta do ouro fez surgir a primeira capital do Estado, hoje o principal patrimônio de Minas é o caráter do homem mineiro. "Aqui nasceram os ideais de democracia e liberdade que fazem de nós cidadãos conscientes de seu passado, mas que buscam no horizonte o futuro", enfatizou.

Também o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, falou sobre a história de Minas Gerais e ressaltou o papel da Inconfidência Mineira. “Devemos lembrar que nossa soberania foi duramente conquistada ao longo dos séculos. Lutamos contra o colonialismo; na história recente, contra a ditadura militar. Quem esquece o passado está condenado a revivê-lo”, afirmou.

Já o governador Fernando Pimentel traçou um panorama sobre a situação com a qual se deparou ao assumir o Governo do Estado: “um déficit orçamentário de R$ 7,2 bilhões, 500 obras paralisadas e mais de mil processos de licenciamento ambiental sem encaminhamento”. Segundo Pimentel, apesar do “diagnóstico preocupante”, já há motivos para comemorar. Ele enumerou leis aprovadas na ALMG, como a nova politica remuneratória para os professores do Estado (Lei 21.710, de 2015), a retomada de 80 obras e a criação dos Fóruns Regionais de Governo.

Receberam ainda a medalha do Dia de Minas o vice-governador Antônio Andrade; a defensora pública-geral do Estado, Christiane Neves Procópio Malard; os secretários de Estado de Meio Ambiente, Sávio Souza Cruz; e de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, Tadeu Martins Leite; o deputado Thiago Cota (PPS); dentre outros. O governador Fernando

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.