quarta-feira, 5 de Fevereiro de 2014 07:22h

Presidente da Emater-MG assume também a presidência da Asbraer, nesta quarta-feira, em Brasília

A cerimônia de posse será em Brasília, às 10 horas, no auditório da Fundação de Seguridade Social (Ceres), na SHCN, CL 202, Bloco C, Asa Norte. A cerimônia vai acontecer durante a 24ª Assembleia Geral Extraordinária, convocada para esse fim e para a escol

O presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), José Ricardo Roseno, assumirá oficialmente nesta quarta-feira, dia 05 de fevereiro, a presidência da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer). A cerimônia de posse será em Brasília, às 10 horas, no auditório da Fundação de Seguridade Social (Ceres), na SHCN, CL 202, Bloco C, Asa Norte. A cerimônia vai acontecer durante a 24ª Assembleia Geral Extraordinária, convocada para esse fim e para a escolha do novo vice-presidente. Os dois cargos integram o Conselho Diretor da Asbraer.

Na prática, Roseno se tornou presidente da Asbraer, desde o último dia 22 de janeiro, quando ocupou o cargo, após a saída de Júlio Zoé de Brito, da direção do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), entidade de assistência técnica e extensão rural do estado nordestino. Na então condição de vice-presidente da Asbraer para um mandato de dois anos, José Ricardo Roseno cumprirá o período estabelecido, ficando como dirigente máximo da entidade, por mais um ano. “Eu assumo a presidência da Asbraer, por pelo menos um ano até o mês de março de 2015”, explica.

Criada em 1990, a Asbraer é uma associação que congrega 27 entidades estaduais públicas de assistência técnica e extensão rural. O grupo abrange 96% dos municípios do país, atendendo 2,17 milhões de agricultores familiares por ano e movimentando um efetivo de 26 mil profissionais de extensão rural (Ater), em cerca de cinco mil escritórios no país.

Para o presidente José Ricardo Roseno, um dos desafios da Asbraer é a universalização do serviço de Ater a todos os agricultores familiares e também a valorização do extensionista rural. “Com a criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), em 2013, e o começo de suas atividades esse ano, poderemos aumentar o número de agricultores familiares, atendidos ao longo do país. Esse segmento é muito importante para a sociedade, do ponto de vista social, econômico e ambiental”, argumenta.

Sobre o papel do serviço de Ater e dos profissionais que atuam nele, o novo presidente da Asbraer cita o último censo agropecuário do país de 2006, realizado pelo IBGE. “Esse levantamento identificou que o agricultor familiar que recebe assistência técnica e orientação de forma continuada do extensionista rural, tem a renda familiar quatro vezes maior do que o não assistido”, ressalta.

Biografia

A frente da Emater-MG, desde o ano passado, o novo presidente da Asbraer é engenheiro agrônomo, graduado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atua no setor de assistência técnica e extensão rural, desde 1983. Profissional de carreira da Emater-MG, onde ingressou em 1995, José Ricardo Roseno assumiu a presidência da empresa pública mineira, após nomeação do Governador Antonio Anastasia.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.