segunda-feira, 29 de Junho de 2015 11:53h

Presidente da Emater-MG participa da abertura da Megaleite em Uberaba

Empresa irá promover palestras e plantão técnico durante o evento

O presidente da Emater-MG, Amarildo Kalil, participa nesta terça-feira (30/06), da abertura da Megaleite 2015, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. A solenidade está marcada para as 9 horas, no Parque Fernando Costa. O evento é promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e irá até o dia 4 de julho. A Megaleite é considerada a maior feira da pecuária leiteira do Brasil.

A Emater–MG realiza uma série de atividades durante o evento. Os produtores rurais poderão tirar as dúvidas sobre pecuária leiteira, em um plantão técnico montado do estande do Governo de Minas Gerais, e participar de palestras sobre agroindústria. O estande também terá a presença de representantes da Secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Minas Gerais é o maior produtor do Brasil, com 9,3 bilhões de litros por ano, o que representa 27,2% da produção de todo o país. Somente no Triângulo Mineiro são 706 mil cabeças de vacas voltadas para o setor leiteiro.

“Acreditamos na força das parcerias para levar soluções e projetos para o produtor rural. Nossa equipe está disponível através do plantão técnico, no estande do Governo de Minas, para atender os produtores e oferecer orientação técnica sobre diversas questões do setor. Será um momento para o produtor buscar políticas públicas, como por exemplo o Pró-Genética e o Pró-Fêmeas”, destaca o gerente regional da Emater-MG de Ubereba, Gustavo Laterza.

O Pró-Genética e o Pró-Fêmeas são programas desenvolvidos pelo Governo de Minas e associações de produtores para incentivar a melhoria do rebanho mineiro, com a aquisição de animais geneticamente superiores. Já durante as palestras serão passadas informações sobre mercado e as técnicas para degustação de Queijos Artesanais.

Concurso do Queijo Minas Artesanal

Outra atração da Megaleite será o 8º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal, no dia 3 de julho. Serão  realizados o julgamento e a premiação dos melhores queijos de Minas Gerais das sete regiões produtoras do Queijo: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro. A comissão julgadora irá escolher os cinco melhores queijos entre os 31 participantes. O julgamento começa às 13 horas e a premiação será às 16h30, no estande do Governo de Minas Gerais.

A Emater-MG também desenvolveu um trabalho de organização e mobilização dos produtores da região do Triângulo Mineiro. “Aproximadamente 20 caravanas de produtores rurais estão confirmadas. É um momento importante para a troca de informações e para abrir novas oportunidades de negócios. Também será uma oportunidade de tirar dúvidas sobre a legalização de agroindústria, junto ao IMA”, ressalta Laterza.

O plantão técnico acontece em todos os dias de evento, das 9 às 18 horas, no estande do Governo de Minas. Mais informações da Megaleite no site: www.girolando.com.br.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.