quarta-feira, 4 de Maio de 2011 13:43h Assessoria Comunicaç?o ALMG

Presidente defende revisão do pacto federativo em Congresso da AMM

Ao discursar na abertura do 28o Congresso da Associação Mineira de Municípios (AMM), na noite desta terça-feira (3/5/11), no Expominas, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), defendeu a necessidade de reforma e revisão do pacto federativo. Ele considerou "inaceitável" o atual sistema, que assegura à Federação 70% dos recursos arrecadados, com sacrifício dos estados e municípios. "Não se constrói uma nação feliz e saudável com uma concentração de renda tão perversa, malévola e injusta", disse Dinis, que compôs a Mesa do evento ao lado do governador Antonio Anastasia, do prefeito Márcio Lacerda e de outras autoridades.

 

Dinis Pinheiro também parabenizou o presidente da AMM, José Milton de Carvalho Rocha, prefeito de São Lourenço, pela realização do evento, afirmando que a instituição representa de fato "a vez e a voz dos municípios mineiros" e que "a tão sonhada liberdade de Tiradentes e Tancredo Neves" só será conquistada na prática com justiça social.

 

Ele destacou o esforço da Assembleia Legislativa de Minas na defesa do municipalismo, esforço esse manifestado em ações e práticas cotidianas como as atividades desenvolvidas pela Comissão de Assuntos Municipais e o trabalho realizado pelo Centro de Apoio às Câmaras (Ceac). Este ano, o tema do congresso é "Comunicação, Ferramenta de Gestão Municipal.

 

Homenagens - O 28o Congresso da AMM se estende até a próxima quinta-feira (5) e tem o apoio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Na abertura do evento, o presidente da AMM, prefeito José Milton de Carvalho Rocha, anunciou a Medalha do Mérito Municipalista Celso de Melo Azevedo, concedido a entidades e personalidades que se destacaram na causa municipalista. O grande homenageado da noite foi o ex-ministro e ex-senador Eliseu Resende, morto no dia 2 de janeiro deste ano. A homenagem póstuma foi recebida por sua esposa Dinah Nogueira de Resende.

 

O presidente da ALMG foi também um dos homenageados da noite. Ele louvou a iniciativa da AMM de contemplar postumamente o ex-ministro e ex-senador, com quem manteve no início de sua vida pública "um convívio extremamente rico", alegando que Eliseu Resende "inspirou a todos a fazer o bem e trabalhar pela construção de uma pátria mais justa e solidária".

 

Também receberam a Medalha do Mérito Municipalista empresários, políticos e representantes de diversas instituições, como o deputado estadual Inácio Franco (PV) e a desembargadora Vanessa Verdolim, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que discursou em nome dos demais.

 

O presidente da AMM, que se despedia da instituição, também foi homenageado com a concessão de uma placa comemorativa do período em que ficou à frente da Associação. José Milton de Carvalho Rocha foi sucedido à frente da AMM pelo prefeito Ângelo Roncalli, de São Gonçalo do Pará.

 

consulta relacionados às atividades do Poder Legislativo. Até o início da noite de ontem passaram pelo local

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.