segunda-feira, 20 de Outubro de 2014 11:09h Atualizado em 20 de Outubro de 2014 às 11:11h.

Prevenção contra o câncer no alvo do “Outubro Rosa”

ESF Centro, em Mateus Leme, abre as portas no sábado, dia 25, para conscientizar sobre os riscos da doença

O próximo sábado, 25, é dia de mobilização contra o câncer de mama e de colo de útero na unidade central do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF), em Mateus Leme. Das 08 horas até o meio dia, profissionais de saúde vão orientar e trocar informações com a população sobre as formas mais eficazes de prevenir a doença, a importância do autoexame e necessidade de levar uma vida saudável, com alimentação balanceada aliada a prática de exercícios físicos.

A mobilização faz parte do movimento “Outubro Rosa” que durante todo mês está alertando sobre a importância de se precaver contra o câncer, principalmente o de mama, o tipo que mais mata mulheres no Brasil. De acordo com a coordenadora do ESF Centro, Dayane Nascimento, o projeto realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde foi desenvolvido para facilitar a vida das mulheres que querem se prevenir. “Várias atividades vão permitir a marcação de mamografia, principal método para verificar a saúde da mama, incentivar a coleta de material para a realização de exame citopatológico, eficaz na prevenção do câncer de colo de útero, além de orientar sobre a maneira correta de fazer o autoexame das mamas”, afirmou. Durante a manhã também haverá dicas de nutricionista e um momento de relaxamento e beleza, com serviços de massagem e cuidado com o corpo.

Toda a programação é gratuita e podem participar mulher com idade a partir de 25 anos. O ESF Centro está localizado na Rua Artur Pinto, 175, no Centro de Mateus Leme. O telefone para mais informações é (31) 3535.2146.

Dia D

No dia 1º de novembro, sábado, a Secretaria de Saúde em parceria com Prefeitura, a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Prestadores de Serviços de Mateus Leme (ACIAPS), Câmara Municipal e Organização Regional de Combate ao Câncer (Orcca) promove o Dia D de prevenção do câncer. A programação tem início às 07 horas na Praça da Matriz e se estende até o início da tarde, com caminhadas, trilhas, mobilização, distribuição de prêmios e música ao vivo.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.