segunda-feira, 29 de Setembro de 2014 10:06h

Primavera será marcada por tempestades rápidas e intensas

Neste ano, a primavera começou oficialmente às 23h29 do dia 22 de setembro.

A estação das flores será marcada pelas tempestades, que terão como causa frentes frias, podendo vir acompanhadas de granizo, rajadas de vento, chuva rápida e intensa.

A primavera tem como principal característica a transição entre as estações secas e chuvosas, devido a um aumento gradativo dos níveis de umidade relativa do ar e também das temperaturas. Isso contribui para a ocorrência de pancadas de chuva no final do dia.

Previsão
Segundo o técnico de planejamento hidroenergético da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, Geraldo Paixão, não são esperadas chuvas significativas no Estado, até a metade do mês de outubro, sendo que as frentes frias que ocorrerem até lá serão caracterizadas mais pela ocorrência de fortes ventanias e granizo do que pelo volume de chuva.

Ainda de acordo com Geraldo Paixão, em novembro, a previsão é de chuvas dentro da normalidade em todo o Estado. Ele lembra que, naquele mês, a média de chuvas é bem maior, tanto na frequência quanto no volume.

Já em dezembro, as chuvas ocorrem de maneira mais contínua. Nas Regiões Norte e Leste, ficam ligeiramente acima do normal; no Sul e Centro, abaixo do normal e nas demais regiões ficam dentro da normalidade.

Temperatura
No decorrer da estação, as temperaturas se comportarão da seguinte forma:

- outubro: acima da média no Norte e dentro da média nas demais regiões;
- novembro: abaixo da média no Sul de Minas, Zona da Mata e Leste de Minas e dentro da média nas demais regiões;
- dezembro: abaixo da média no Sul de Minas, Zona da Mata, Leste e Norte e dentro da média nas demais regiões.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.