terça-feira, 4 de Novembro de 2014 09:20h

Pró-Genética promove novas feiras e leilões de touros em Minas Gerais

Programa incentiva a aquisição de animais de alta qualidade genética para melhoramento do rebanho do Estado

Até o final deste ano, a Emater-MG irá participar da organização de mais seis eventos do Pró-Genética (Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino de Minas Gerais). O Pró-Genética é um programa do Governo de Minas em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) e outras entidades do setor.

O objetivo do Pró-Genética é contribuir com a realização de leilões e feiras de touros de alta qualidade genética em todo o Estado, para tornar o melhoramento dos rebanhos mais acessível a todos os produtores, principalmente os pequenos e médios pecuaristas. Os animais comercializados devem atender a uma série de exigências sanitárias e de desempenho produtivo.

“Tanto nas feiras quanto nos leilões são ofertados touros PO (puros de origem), com Registro Genealógico Definitivo (RGD), e com exame andrológico que atesta a boa fertilidade do animal. O vendedor dos touros também deve apresentar os exames negativos de brucelose e tuberculose dos animais.  Além disso, nos eventos, há a disponibilização de crédito por agentes financeiros que são parceiros do programa”, explica o coordenador de estadual de bovinocultura de Emater-MG, José Alberto de Ávila Pires.

Segundo o coordenador, as vendas de animais também contam com financiamentos dos próprios vendedores e frete facilitado para os compradores, na entrega dos touros. “Tudo dentro da proposta de facilitar ao máximo a compra de um touro que possa ser garantia de melhoria da qualidade genética do rebanho bovino comercial. Este é o objetivo maior do Pró-Genética”, comenta.

Para o caso de financiamento bancário, os produtores interessados em financiar a compra de animais nas feiras ou leilões devem ir com antecedência às agências bancárias onde são clientes e apresentar uma proposta para aprovação do limite de crédito. Esta garantia é exigida na hora de fechar o negócio e agiliza a transação. O banco irá concluir o financiamento e fazer o pagamento diretamente ao vendedor do touro logo após as feiras e leilões. As informações sobre o Pró-Genética podem ser obtidas nos escritórios da Emater do município de cada um dos eventos. Confira a programação dos eventos do Pró-Genética de 2014:

Feiras:
7 de novembro – Governador Valadares, Iguatama e Comendador Gomes
28 de novembro – Itapagipe

Leilões:
22 de novembro – Pirapora (1º Leilão de Reprodutores Grande Sertão – oferta de 60 touros nelore). 
6 de dezembro – Montes Claros (12º Leilão de Reprodutores Nelore Colonial – oferta de 50 animais).

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.