quinta-feira, 4 de Outubro de 2012 09:21h Atualizado em 7 de Outubro de 2012 às 10:14h. Gazeta do Oeste

Problema em transformador de Furnas deixa cidades mineiras sem luz

Uma pane em um transformador de Furnas, em Foz do Iguaçu, no Paraná, provocou a interrupção no fornecimento de energia na noite desta quarta-feira em algumas regiões do país. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a pane gerou perda de carga na Usina de Itaipu, que enviou imediatamente um pedido de alívio para as distribuidoras de energia.

 

Em Minas, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informou que a queda de energia afetou mais de 20 cidades, entre às 20h55 e 21h15. A empresa não soube explicar as causas da pane. Em Belo Horizonte, bairros da Região do Venda Nova foram os mais atingidos. Na Região Metropolitana de BH faltou energia em Nova Lima e Ribeirão das Neves. Segundo a Cemig, também ficaram sem energia consumidores de Sete Lagoas (Região Central), Uberaba, Uberlândia e Arapoã (Triângulo Mineiro), Patos de Minas, Araxá, Carmo do Paranaíba e Rio Paranaíba (Alto Paranaiba), Bonsucesso e Santo Antônio do Amparo (Centro-Oeste), Caxambu, Lavras e Passos (Sul), Poté, Novo Cruzeiro e Malacacheta (Vale do Mucurí), e Pintópolis e São Francisco (Norte).

 

No Rio de Janeiro, o apagão deixou alguns bairros da capital fluminense e municípios da Baixada Fluminense e da região metropolitana, como Niterói e São Gonçalo sem energia.

 

Segundo a assessoria da concessionária Ampla, que atende as cidades de Niterói, São Gonçalo e da Região dos Lagos, não há ainda como identificar as regiões mais atingidas pela falta de luz, mas confirmou que a interrupção no fornecimento começou às 20h55. Em 80% das cidades cobertas pela Ampla, a falta de energia durou aproximadamente 15 minutos e, nas demais, a interrupção foi por cerca de 30 minutos. A energia foi totalmente restabelecida pouco antes das 21h30.

 

A concessionária de energia elétrica ainda não tem como precisar quais os trechos e o número de clientes prejudicados com a falta de luz. Na área da Light, a queda de energia atingiu algumas subestações do município do Rio, além de Nova Iguaçu, Itaguaí e Seropédica, na Baixada Fluminense.A interrupção no fornecimento não chegou a atingir a zona sul da capital fluminense e o centro financeiro do Rio.

 

 

 

 

 

 

 

 

EM

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.