terça-feira, 14 de Outubro de 2014 13:49h

Produção artesanal motiva investimento em Carmo do Rio Claro

A fabricação de doces em Carmo do Rio Claro é uma tradição na cidade

A pequena produtora rural da comunidade de Vargem dos Pinheiros, Terezinha de Oliveira Costa, descreve que através das capacitações do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) a qualidade de vida de sua família melhorou consideravelmente.

Antes de participar das capacitações, acompanhava o marido e o filho na lavoura e realizava trabalhos rotineiros no lar. A partir dos cursos do Senar se identificou com a atividade e adotou as técnicas aprendidas na fabricação de doces e queijos.

A produção começou de forma caseira, para o consumo da família. Devido ao aumento da produção leiteira em sua propriedade, expandiu a fabricação e ofereceu seus produtos a familiares, amigos, vizinhos e comunidade. O sucesso foi imediato e as encomendas foram surgindo.
Terezinha descreve que o seu dia a dia não tem mais parada, trabalha de manhã, tarde e a noite descansa com a família, nem vê o tempo passar. “Meu marido e meu filho saem para trabalhar pela manhã e voltam à tarde. Não os acompanho mais nas atividades do campo, fico a maior parte do tempo sozinha em casa, sempre tenho encomendas e doces para produzir, viraram uma distração na minha rotina, faço com prazer. Aumentei a renda da família e pretendo regularizar minha cozinha para futuramente inserir o meu produto no mercado”.
Sua especialidade é fabricar doces de leite pastoso ou em pedaços, frutos cristalizados e iogurtes, todos sem aditivos químicos. O sabor e a qualidade conquistam cada vez mais os clientes.
Segundo a Mobilizadora, Elisângela Aparecida Vinutto, o trabalho realizado através do Senar com os produtores rurais e seus familiares fortalece as relações sociais entre as comunidades. "As pessoas adquirem novas técnicas, agregando conhecimentos para melhor realizar suas atividades e obter mais qualidade de vida."

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.