quinta-feira, 18 de Agosto de 2016 13:01h SEGOV

Professores encerram greve na Universidade do Estado de Minas Gerais

Reunião na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior definiu pontos de consenso para o fim da greve e retomada aos trabalhos

Em reunião realizada na última sexta-feira (12/8), na Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), entre representantes da Reitoria da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), do sindicato da ADUEMG, da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e da Sectes, foram definidos onze pontos consensuais para o fim da greve dos professores da universidade.

Tais pontos foram apresentados e aceitos em Assembleia Geral dos Professores da UEMG, realizada na última terça-feira (16/8), deliberando pelo fim da greve e aceite da contrapartida. Os professores retornaram ao trabalho nesta quarta-feira (17/8) e devem apresentar, em até 15 dias, uma proposta de calendário de reposição das aulas, fruto do acordo negociado por intermédio da Sectes/Seplag/UEMG.

“Vale a pena destacar que os principais pontos do acordo foram negociados em reuniões anteriores ocorridas na mesa de negociação permanente, levando sempre em consideração a superação das vedações da Lei de Responsabilidade Fiscal, imposta ao Estado neste momento”, afirmou o subsecretário de Ensino Superior da Sectes, Márcio Rosa Portes. 

Segundo o reitor da UEMG, professor Dijon Morais, o acordo estabelece um calendário de reposição que garante a integralidade da carga horária, sem prejuízo ao semestre letivo. Em ofício encaminhado à Sectes/Seplag/UEMG, no dia 16, a ADUEMG confirma que os professores do ensino superior da Universidade irão cumprir o acordo firmado e realizarão reunião com os estudantes para definir a retomada das aulas e a elaboração do calendário de reposição. 

Segundo Carlos Calazans e Warlene Drumond, representantes da Seplag, “os professores da universidade foram sensíveis à construção de um acordo sem a necessidade da judicialização da greve”.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.