segunda-feira, 22 de Setembro de 2014 06:41h

Programa de capacitação em turismo é lançado em Búzios

As 12 cidades brasileiras que mais sediaram congressos e convenções no ano passado estarão representadas na Ilha Corporativa, espaço reservado para atrair eventos nacionais e internacionais

As cidades brasileiras mais atuantes no mercado de eventos estarão na Ilha Corporativa Abracorp, espaço voltado para os segmentos de viagens de negócios e eventos, que conta com a participação do Ministério do Turismo e da Embratur. A 42ª ABAV – Expo Internacional de Turismo, começa no próximo dia 24, em São Paulo.

Para ampliar a participação dos destinos nacionais neste ambiente, o Ministério do Turismo mobilizou as secretarias de turismo dos 12 municípios que mais sediaram eventos importantes em 2013, listados no ranking da International Congress e Convention Association (ICCA).

Elas terão a oportunidade de apresentar seus produtos para agências e operadoras internacionais. Em 2013, o turismo de negócios cresceu 8,8 %, segundo a Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo, do Ministério do Turismo. Em termos per capita, o gasto médio das viagens a Negócios é quase duas vezes maior que o valor das viagens a lazer.

O Brasil é o nono mercado de eventos internacionais do mundo, segundo a ICCA. No ano passado, o país sediou 315 congressos e convenções. Entre as cidades convidadas para a Ilha Corporativa Abracorp estão Rio de Janeiro, São Paulo, Foz do Iguaçu, Florianópolis e Porto Alegre, destaques entre os municípios brasileiros que mais receberam eventos em 2013. Fortaleza, Natal, Salvador, Guarujá, João Pessoa e Recife também apresentam seus principais atrativos turísticos na ABAV-Expo.

No ano passado, a feira da ABAV gerou US$ 97 milhões em negócios, segundo seus organizadores. A iniciativa do MTur de ampliar a participação dos municípios brasileiros contribui para a consolidação da Ilha Corporativa, fruto de uma aliança de três anos consecutivos entre a ABAV Nacional e a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), como importante espaço de relacionamento e de novas oportunidades para os diversos setores da cadeia produtiva do turismo.

Nesta edição, a Ilha Corporativa receberá também gestores de recursos humanos, o que eleva a expectativa dos organizadores de ampliação do número de compradores convidados para a feira. A 42ª ABAV será realizada de 24 a 28 de setembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, e aberta ao público consumidor nos dias 27 e 28 (sábado e domingo).

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.