terça-feira, 28 de Outubro de 2014 10:56h

Programa Grand Challenges Explorations financia ideias inovadoras em parceria com a Fapemig

Fundação Bill & Melinda Gates oferece 100 mil dólares para soluções criativas que ajudem a eliminar os problemas mundiais. Seis projetos brasileiros já foram contemplados

A Fundação Bill & Melinda Gates está com inscrições abertas para a 14ª edição do Grand Challenges Explorations (GCE), que já financiou mais de 1.070 pesquisadores em 58 países. No Brasil, o programa é implementado em parceria com as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) de 17 estados, inclusive da Fapemig. Elas oferecem financiamento adicional para transformar ideias inovadoras em soluções para graves problemas mundiais. Seis projetos brasileiros já foram contemplados.

As inscrições estão abertas até o dia 12 de novembro para os seguintes desafios:

- Facilitando a Aceitação Universal de Serviços de Pagamentos via Celular (Mobile Money Payments)

- Ferramentas de Vigilância, Diagnóstico e de Dieta Artificial para Apoiar Novas Abordagens em Controle de Vetores

- Novas Abordagens Para Enfrentar a Transmissão Residual de Malária

- Novas Maneiras de Reduzir Mortes de Crianças Por Pneumonia com Tratamentos Eficazes e Administrados a Tempo

- Novas Formas de Medir o Desenvolvimento Cerebral e a Idade Gestacional

- Novas Maneiras de Trabalhar Juntos: Integrando Intervenções Comunitárias em Doenças Tropicais Negligenciadas

Para uma descrição completa dos seis tópicos em português, clique aqui.

Os projetos selecionados recebem 100 mil dólares para serem implementados em 18 meses. Se a proposta for bem-sucedida, é possível aplicar para um financiamento adicional de 1 milhão de dólares. A parceria com 17 FAPs garante um aporte adicional de 50 a 100 mil dólares a inovadores desses 17 estados que tiverem suas ideias selecionadas pelo programa.

Como se inscrever

1. Leia cuidadosamente os desafios propostos: é muito importante certificar-se de que seu projeto se encaixa perfeitamente nos tópicos. Propostas fora dos temas não serão consideradas.

2. Faça o download do formulário de inscrição: todas as propostas devem ser preenchidas online e em inglês. Dados preliminares não são exigidos. Prove em duas páginas que sua ideia é inovadora, os impactos que ela pode gerar e como será aplicada.

3. Crie uma conta, inscreva um desafio e envie sua proposta: para inscrever e enviar seu projeto, é preciso criar uma conta do GCE. Clique aqui.

Histórico

Lançado em 2007, o Grand Challenges Explorations financia inovações tecnológicas, técnicas e científicas nas áreas de saúde, agricultura e desenvolvimento que possam ser desenvolvidas e testadas com 100 mil dólares ao longo de 18 meses. No Grand Challenges Explorations, qualquer pessoa pode enviar projetos. São aceitas propostas de candidatos de todos os níveis de experiência, de qualquer área ou organização, incluindo universidades, laboratórios governamentais, institutos de pesquisa, ONGs e empresas privadas.

Para participar, o interessado só precisa de duas folhas de papel. Nelas ele deve explicar por que sua ideia apresenta uma solução inovadora que pode gerar impacto em um dos desafios propostos pelo GCE. Os projetos têm de responder adequadamente aos tópicos. Propostas fora do tema não serão avaliadas.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.