segunda-feira, 4 de Novembro de 2013 11:21h

Programa Roda de Conversa debate papel e desafios do diretor de escola

Bate papo com especialistas vai discutir as atribuições, os desafios e as habilidades necessárias para ser um bom gestor

Espaço complexo e diverso por natureza, a escola tem no papel do diretor a gestão de suas práticas pedagógica e administrativa. Por sua essencialidade no ambiente escolar, o diretor será o tema da vez na edição do Roda de Conversa que estreia nesta segunda-feira (4). A partir de um bate papo com especialistas, o programa vai discutir as atribuições, os desafios e as habilidades necessárias para ser um bom gestor. O programa será exibido a partir das 11h30, no Canal Minas Saúde.

Durante o debate do tema ‘O pedagógico na gestão escolar’, a integrante do Conselho Nacional de Educação, Malvina Tuttman, vai destacar que um diretor que deseja fazer da sua escola um espaço democrático e de qualidade deve saber escutar. “O diretor tem um papel fundamental na coordenação desse processo de organização e do envolvimento de toda a comunidade escolar. Ele tem uma participação importante, inclusive de saber escutar e ao escutar não selecionar somente aquilo que ele considera que é a verdade absoluta”, explica.

Outro aspecto que o diretor de uma escola deve saber aproveitar é o de propor intervenções pedagógicas a partir dos resultados educacionais que os alunos e a escola obtêm nas avaliações. “Um diretor que se preocupa não só com o ranking, a posição da escola em um determinado quadro, mas em trazer aqueles resultados educacionais para o âmbito da escola e fazer um trabalho coletivo com melhoras, avanços na qualidade do ensino ofertado na escola é um diretor que encara os resultados educacionais de forma participativa”, ressalta o consultor do programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares do Ministério da Educação, Swamy Soares.

A importância da figura do diretor no ambiente escola se torna mais necessária a partir do momento em que esse espaço se caracteriza pela pluralidade e pela diversidade. Para a diretora educacional do Centro de Desenvolvimento Humano Aplicado, em Curitiba, Heloísa Luck, “o importante na gestão é o elemento humano e a dimensão social. A educação é um processo social completo devido aos vários fatores envolvidos. Isso faz com que o diretor se sinta perdido no meio dessa multiplicidade de desafios. Então, o papel do diretor é importante, pois temos a necessidade de ter uma unidade nessa diversidade”.

Experiências na gestão educacional

Durante o programa, a importância do papel do diretor na condução das práticas educacionais será destacada a partir de duas escolas da rede estadual de ensino. Uma é a Escola Estadual Professora Inês Geral da Oliveira, em Belo Horizonte, que possui o diretor Frederico Maximiliano à frente de sua gestão há nove anos. A outra é a Escola Estadual do Bairro São Caetano, em Betim, na região metropolitana, que tem a educadora Ângela Chiot como gestora há 16 anos.

Exibição

O programa Roda de Conversa é idealizado pela Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores e a Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Educação, e tem a parceria com a Rede Minas de Televisão. A iniciativa destaca o debate de temas do cotidiano escolar sob a perspectiva pedagógica.

Quem não tiver a oportunidade de assistir ao programa ao vivo, também pode ter acesso ao Roda de Conversa pelo canal do YouTube da Secretaria de Estado de Educação. Outra opção é o Centro de Referência Virtual do Professor (CRV).

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.