segunda-feira, 16 de Maio de 2011 18:17h Ag?ncia Minas

Programação variada no segundo dia da 9ª Semana Nacional de Museus

A obra de Guinard, o jornalismo científico e o colecionismo em Ouro Preto estão na agenda de atividades dos museus da Superintendência de Museus e Artes Visuais e do Circuito Cultural Praça da Liberdade, nesta terça-feira (17). Os temas fazem parte da programação da 9ª Semana Nacional de Museus, que vai até o dia 22 de maio.

 

 

Em Belo Horizonte, a partir das 14h, o Espaço TIM UFMG do Conhecimento será palco para o debate sobre o papel do jornalismo científico no momento em que a sociedade está querendo saber mais sobre ciência e tecnologia. Luisa Massaranie e Yurij Castelfranchi participam da conversa, que será  mediada pela jornalista Tacyana Arce.

 

Pelas ladeiras de Ouro Preto, uma mostra de vídeo e imagens vai aproximar as pessoas da rotina e da história de Alberto Veiga Guinard. As exibições serão no Largo de Marília de Dirceu, Morro de São Sebastião, rua São José e bairro do Rosário, de terça até sexta-feira, das 19h às 21h.

 

 

E visando trabalhar a memória da cidade, a exposição “Colecionismo em Ouro Preto” fica em cartaz até o dia 22 de maio no Museu Casa Guinard, das 12h às 18h. O trabalho é uma parceria entre a Superintendência de Museus, a Casa do Professor e a Secretaria Municipal de Educação de Ouro Preto.

 

Além das atrações do Circuito Cultural, em Minas Gerais haverá atividades em 121 museus e instituições museológicas que se inscreveram para participar da 9ª Semana Nacional de Museus. Ao longo de sete dias, serão realizadas 422 atividades nas instituições, espalhadas em 72 municípios. Na programação estão previstas exibições de filmes, oficinas, palestras, shows, visitas guiadas etc.

 

 

A Semana Nacional de Museus é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e é realizada anualmente em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18 de maio. Este ano, o tema escolhido é “Museu e Memória”, que visa “propiciar ao público a oportunidade de descobrir e redescobrir a memória individual e coletiva”.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.