quinta-feira, 21 de Novembro de 2013 09:46h

Projeto Conecta traz especialista do MIT para debate sobre novas tecnologias em BH

Inscrições já podem ser feitas gratuitamente para o evento sobre dados abertos que acontece dia 28 de novembro

O pesquisador do laboratório de tecnologia MIT (Massachusetts Institute of Technology) Media Lab em Belo Horizonte, César Hidalgo, vai participar da 2ª Edição do Conecta, evento promovido pelo Escritório de Prioridades Estratégicas do Governo de Minas que vai debater o tema dos dados abertos e novas tecnologias no dia 28 de novembro. A discussão tem entrada gratuita e vai acontecer no Auditório Paulo Camilo, no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), às 19h.

A importância do chamado “big data” será o tema do debate, através da pergunta “Como fortalecer o uso de dados abertos para o desenvolvimento do país?”. Outros temas também serão discutidos, como plataformas de visualização de dados e transparência e uso de novas ferramentas de análise para subsidiar a tomada de decisão.

A discussão pretende responder às perguntas cadastradas pela plateia no momento da inscrição para o evento, promovendo maior interação com os participantes do painel. As vagas são limitadas e cadastro pode ser acessado pelo link: http://bit.ly/1eDm4cN

Além do debate, será apresentado o DataViva - plataforma aberta e inovadora que permite a visualização de dados e informações para análises estratégicas de investimento e desenvolvimento econômico. A solução foi desenvolvida pelo Escritório de Prioridades Estratégicas do Governo de Minas, em parceria com os professores Cesar Hidalgo (MIT) e Ricardo Hausmann (Harvard Kennedy School). Financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), sua implantação conta com o apoio das instituições que compõem o sistema de desenvolvimento econômico do estado, juntamente com a Fundação João Pinheiro (FJP).

Mais informações estão disponíveis no site http://www.escritorio.mg.gov.br/conecta/. As vagas são limitadas e os selecionados serão divulgados no dia 25. A seleção dos participantes será feita com base nas melhores perguntas enviadas no ato da inscrição, que serão respondidas durante o painel.

Big Data x DataViva

O fenômeno do big data – processamento de dados em volume e velocidade cada vez maior – tem sido reverenciado como a nova fronteira no relacionamento entre indivíduos, empresas e governos. O termo começou a ser usado na década de 90 para descrever grandes conjuntos de informações que desafiam os limites computacionais tradicionais de captura, processamento, análise e armazenamento. A finalidade é gerar conhecimento e inteligência a partir dessa grande quantidade de dados complexos, pois não basta ter acesso a este volume massivo de informações, é preciso interpretá-las. Esse foi é dos pilares da concepção do DataViva, que proporciona visualizações interativas para ajudar os usuários a extrair significado dos dados.

Cesar Hidalgo, PhD (MIT)

César Hidalgo é PhD, professor do MIT e diretor do Grupo de Pesquisas de Macroconexões do MIT Media Lab. Listado pela revista americana Wired, em 2012, como uma das 50 pessoas que vão mudar o mundo nos próximos anos, Hidalgo foi eleito membro do Conselho da Agenda Global do Fórum Econômico Mundial (em Design e Inovação). Em 2007, foi escolhido como excepcional professor-assistente pela Associação Americana de Professores de Física (2007).

Sobre o Escritório de Prioridades Estratégicas

Criado em janeiro de 2011, o Escritório de Prioridades Estratégicas tem a missão de cooperar com as secretarias de Estado para o alcance das metas prioritárias do Governo de Minas, além de desenvolver iniciativas e soluções inovadoras de alto impacto na administração pública estadual.

Serviço:

Conecta Big Data

Horário: 19h

Data: 28/11/2013 (quinta-feira)

Local: Auditório Paulo Camillo | Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG)

Rua: Bernardo Guimarães, 1600 – Lourdes

Belo Horizonte – Minas Gerais

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.