terça-feira, 6 de Setembro de 2016 13:55h Newton Paiva

Projeto experimental de alunos da Newton Paiva gera economia de água em empresa de Belo Horizonte

Com criatividade e baixo investimento, iniciativa resultou na economia de 10 mil litros de água em dois meses

No final de março, seis alunos do 3º ano do curso de Administração da Newton Paiva implantaram um projeto para promover o consumo consciente de água na unidade mineira do Grupo Orguel, especializado na locação de equipamentos para construção civil. Dois meses depois, a empresa que gastava em média 147 mil litros de água por mês, economizou 10 mil litros.

A economia foi obtida graças a uma iniciativa bastante simples, porém muito eficiente: os alunos da Newton colocaram garrafas pet cheias d’agua no tanque de descarga, conhecido como caixa acoplada, dos 24 banheiros da unidade mineira do Grupo Orguel e, com esse procedimento criativo e sustentável, conseguiram reduzir a quantidade de água utilizada a cada acionamento da descarga, já que a garrafa pet ajuda a diminuir a vazão.

 “Sabemos que este truque não é inédito e vem sendo adotado principalmente em cidades onde existe crise hídrica, já que é possível economizar até 80 litros de água a cada dez acionamentos de descarga. Mas, quando iniciamos o projeto, nosso principal objetivo era estimular os alunos a atravessarem o muro da instituição e irem a campo para colocar em prática o que foi trabalhado na teoria. E conseguimos atingí-lo de forma surpreendente. Todos se sentiram desafiados e já aceitaram novas propostas para o segundo semestre”, disse Cássia Resende Diniz, coordenadora do curso de Administração e do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Newton Paiva.

Para o Grupo Orguel, o projeto veio em boa hora. “Aprendemos que é possível fazer coisas incríveis com investimento muito baixo. Além da conjuntura econômica em que reduzir custos é fundamental, também conseguimos criar consciência ambiental e mostrar aos nossos 204 colaboradores como é possível usar adequadamente os recursos naturais”, disse Cléber Macedo, diretor administrativo e financeiro do Grupo Orguel.

A empresa continuará medindo os resultados da economia de água até o final do ano e, dependendo dos números, implantará o projeto nas outras unidades do Grupo em Brasília, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Palmas, Bahia, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

 

Sobre o Centro Universitário Newton Paiva

Com sede em Belo Horizonte (MG), o Centro Universitário Newton Paiva oferece uma ampla oferta de cursos de graduação tradicional, tecnológica e a distância, e de pós-graduação, com nível acadêmico de alta qualidade - 80% do corpo docente formado por mestres e doutores. Conta com modernos laboratórios, centros e núcleos de prática em diversas áreas do conhecimento e programas de iniciação científica e extensão. Além da qualidade de ensino reconhecida e de privilegiar a prática, a Newton investe permanentemente no relacionamento com o mercado, firmando importantes parcerias para proporcionar a seus alunos as melhores perspectivas e oportunidades profissionais, incluindo convênio e acordos com instituições educacionais internacionais. Veja mais em  newtonpaiva.br.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.