segunda-feira, 13 de Outubro de 2014 06:16h Atualizado em 13 de Outubro de 2014 às 06:32h.

Projeto gratuito ajuda pessoas a combater a obesidade

Secretaria de Saúde de Mateus Leme disponibiliza nutricionista e psicóloga para acompanhar pacientes que querer perder peso

Um projeto desenvolvido em Mateus Leme está ajudando dezenas de pessoas a vencer a obesidade. Combatendo as características físicas do sobrepeso e analisando os aspectos psicológicos relacionados à obesidade, nutricionistas e psicólogos estão a frente do projeto “Vida  Leve” desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde com o objetivo de promover a saúde entre as pessoas que têm dificuldades em manter o peso e também daqueles que buscam emagrecer.

A experiência já rendeu resultados positivos e, segundo a psicóloga e orientadora do projeto, Mônica Nogueira Moreira, quem busca orientação está no caminho certo para levar uma rotina mais saudável e com menos possibilidades de voltar ao sobrepeso. “Em 80% dos casos se as pessoas que buscam o emagrecimento não tratarem também dos aspectos emocionais, os resultados ficam comprometidos”, analisou a psicóloga. “Por isso, nossa proposta é estender o atendimento psicológico e também nutricional aos pacientes para que eles emagreçam com saúde e conscientes”, completou.

As orientações são oferecidas gratuitamente em reuniões realizadas a cada 15 dias na unidade de Saúde Mental do município. 12 pessoas estão inscritas no grupo que teve início em 1º de outubro. Para o próximo encontro, marcado para o dia 22 de outubro, ainda há quatro vagas e as inscrições podem ser feitas nas unidades de saúde do município.

De acordo com a psicóloga, as pessoas que tiverem interesse em participar do projeto podem comparecer ao PSF mais próximo de casa que, caso necessário, elas serão encaminhadas ao tratamento por uma nutricionista ou por médicos do programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.