sexta-feira, 22 de Novembro de 2013 08:39h Redação

Projeto Minas Criativa é objeto de debate público na Assembleia

Serão discutidos temas ligados ao turismo criativo e oportunidades de desenvolvimento para o setor

A Comissão de Turismo, Comércio, Indústria e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a pedido da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), realizará debate público com o tema Turismo Criativo e Oportunidades de Desenvolvimento para o Setor no dia 25 de novembro. Na ocasião, serão apresentadas e debatidas experiências de destinos turísticos nacionais e estrangeiros, a partir da abordagem de temas como Empreendedorismo Criativo, Turismo Criativo e Destination Branding, com a participação de José Filipe Torres, especialista de renome internacional nesta temática.

Durante todo o segundo semestre de 2013 a comissão debateu temas referentes à Economia Criativa tendo como principal motivador o Projeto Estruturador Minas Criativa, da Secretaria de Estado de Turismo. A importância e abrangência do tema e os desafios apresentados não só para os empreendedores envolvidos, como também para as organizações públicas e suas lideranças tornaram evidente a necessidade de se realizar este debate público.

Esta oportunidade é de grande importância para os empreendedores do setor, servidores públicos municipais e estaduais que atuam em áreas afins à Economia Criativa, Turismo e Cultura, bem como para estudantes e formadores de opinião dos setores criativos tais como: Design, Arquitetura, Moda, Gastronomia, Turismo, entre outros.

De acordo com o secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus, economia criativa, setores criativos, turismo criativo são conceitos que surgiram há pouco mais de uma década e que ganham projeção no Brasil. Apresentando resultados de relevância no cenário mundial - os setores criativos geraram, entre 2002 e 2011, U$ 624 bilhões de dólares em exportações globais, com crescimento médio de 8,8% ao ano segundo recentes dados da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD). “É importante que tais temas sejam tratados e trazidos à realidade de Minas Gerais, por isso a necessidade de participação da sociedade, empreendedores, formadores de opinião e representantes de instituições diversas no debate em questão”, afirma.

Projeto Minas Criativa

O Projeto Minas Criativa visa induzir e potencializar o desenvolvimento de setores que usam a criatividade, talento e tradição como principais insumos de produção e geração de riqueza, emprego e renda. O projeto foi iniciado tratando o setor de Gastronomia, visto o posicionamento de Minas Gerais como estado da Gastronomia, de maneira a fomentar e fortalecer o diálogo constante deste setor com a atividade turística.

Serviço:

Evento: Debate público sobre o tema Turismo Criativo e Oportunidades de Desenvolvimento para o Setor

Data: 25 de novembro de 2013 – 9 horas

Local: Plenário Juscelino Kubitschek (ALMG) – Rua Rodrigues Caldas, 30 – Santo Agostinho

Entrada Franca

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.