terça-feira, 13 de Março de 2012 09:40h Atualizado em 13 de Março de 2012 às 10:25h. Marina de Morais

Projeto Minha Cidade Lê realiza curso para professores

O objetivo do curso foi capacitar professores trabalhando gêneros textuais que contam a história de Divinópolis

Foi realizado ontem o curso de “Gêneros que contam histórias”, no Centro Pastoral da Catedral do Divino Espírito Santo. O evento aconteceu em dois turnos. O primeiro foi de 7h30 às 11h e o segundo de 13h30 às 17h. O curso foi ministrado pelas professoras Elaine Kendall e Helena Eustáchia. Participaram do curso professores da rede municipal de educação infantil e fundamental.
De acordo com Helena, “o objetivo do curso é trabalhar gêneros literários que contam a história de Divinópolis e como trabalhar isso com as crianças. E entender como trabalhando através da memória, nós podemos contribuir com a formação dessas crianças. Para que elas tenham um pequeno repertório da história de Divinópolis”.
Elaine diz que os gêneros textuais trabalhados são pautados pelos gêneros encontrados na Secretaria Municipal de Cultura. “Primeiro fizemos um percurso do que são os gêneros textuais. Nós trabalhamos alguns gêneros que contam a história de Divinópolis: reportagens, panfletos, poemas, notícias e biografia, tudo a partir das imagens”, explica.
Segundo Elaine, foram aplicadas atividades aos professores, para que eles pudessem compreender melhor sobre os gêneros, na prática. A atividade era comparar duas imagens de Divinópolis, sendo uma antiga e uma atual. A partir da comparação, os professores, em grupo, deveriam confeccionar um gênero interligando as imagens. Cada grupo ficou responsável por um dos gêneros trabalhados durante o curso.
Elaine afirma que participaram do curso um representante de cada Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei). Assim, a ideia é que os professores repassem as atividades e conhecimentos para seus alunos. Posteriormente, os trabalhos serão exibidos em uma mostra da cidade.
Em 2011, o projeto realizou cursos para os professores da rede municipal de ensino relacionados à leitura de imagens. O principal gênero articulado durante o curso foi a história em quadrinhos.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.