quinta-feira, 7 de Novembro de 2013 11:57h

Projetos da área de Educação em Minas Gerais são apresentados a gestores paulistas

Diretores de escolas de São Paulo participam, durante toda a semana, de intercâmbio que abrange, entre outras atividades, visitas às unidades de ensino da rede estadual

Durante toda essa semana, a educação mineira está sendo apresentada a um grupo de diretores de escolas públicas do estado de São Paulo. Ao participarem do Intercâmbio de Diretores do Estado de São Paulo a Minas Gerais, os gestores estão tendo a oportunidade de conhecer os projetos e iniciativas desenvolvidas por Minas Gerais na prática.

Na última quarta-feira (7), eles iniciaram uma série de visitas às escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais. Entre as iniciativas da Secretaria de Estado de Educação que foram alvo da curiosidade dos gestores estão o Reinventando o Ensino Médio, o projeto Educação em Tempo Integral, o funcionamento do Colegiado Escolar e os processos de gestão pedagógica.

Na Escola Estadual São Pedro e São Paulo, em Belo Horizonte, os diretores conheceram as ações com foco em parcerias desenvolvidas pela instituição, que atende a 179 alunos no projeto Educação em Tempo Integral. Para receber os visitantes, a escola organizou apresentações dos alunos, com música, dança, teatro e exposições.

Para a diretora da Escola Estadual Professora Maria de Mello, localiza na cidade de São Paulo, Maria de Fátima Fernandes, conhecer de perto as iniciativas desenvolvidas pela escola enriquece ainda mais o intercâmbio. “Estamos procurando enriquecer nossa prática para que possamos nos aperfeiçoar ainda mais. Não tem maneira melhor de conhecer o trabalho desenvolvido aqui do que visitando as escolas”, afirma Maria de Fátima Fernandes.

Já na Escola Estadual Maria Luiza Miranda Bastos, em Belo Horizonte, os gestores foram apresentados ao Reinventando o Ensino Médio. Por meio de uma apresentação feita por alunos e professores, foram discutidos os desafios e benefícios da iniciativa.

Maria Regina Pinheiro Lereu, diretora da Escola Estadual Professor José de Campos, em Indaiatuba, ressalta os aspectos do Reinventando que podem auxiliar no trabalho desenvolvido por sua escola. “É muito importante poder conhecer as iniciativas que os outros estados desenvolvem para poder comparar com o que fazemos, Estamos buscando novas maneiras de despertar no aluno o interesse pela escola e o Reinventando é uma proposta muito interessante, porque o aluno se torna protagonista”, afirma. A escola onde Maria Regina Pinheiro Lereu é gestora atende a alunos do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos, na modalidade ensino médio.

Diário de bordo

Durante o Intercâmbio, os gestores do estado de São Paulo estão postando diariamente no site da Escola de Formação de Professores (EFAP) do estado relatos sobre a troca de experiências com Minas Gerais.

Educação em Tempo Integral

O projeto Educação em Tempo Integral existe desde 2007 e busca elevar a qualidade do ensino, ampliar a área de conhecimento do aluno, além de promover o atendimento de estudantes com dificuldade de aprendizagem. Todo o trabalho de atendimento ao aluno é feito como base em atividades culturais e esportivas, com a extensão do tempo de permanência do estudante no ambiente escolar.

Reinventando o Ensino Médio

A iniciativa da Secretaria de Estado de Educação é voltada para os alunos do ensino médio e tem entre seus objetivos tornar o currículo mais completo e atrativo, além de gerar competências e habilidade focadas na empregabilidade. O Reinventando o Ensino Médio começou em 2012, sendo ofertado em 11 escolas estaduais da região norte de Belo Horizonte. Este ano, o projeto foi ampliado e atinge a 133 escolas da rede estadual de ensino. Em 2014, ele será universalizado atingindo as 2.189 escolas da rede estadual que ofertam o ensino médio.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.