sexta-feira, 1 de Fevereiro de 2013 08:40h Agência Minas

Projetos de Minas Gerais vão receber apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia

Secretário Narcio Rodrigues se reuniu com o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp para tratar de projetos de Minas

 O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, se encontrou nessa quinta-feira (31), em Brasília, com o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, para tratar de projetos que estão sendo desenvolvidos pelo Governo de Minas. O desafio de Minas Gerais em consolidar diante do país a liderança na área da Tecnologia da Informação (TI), encontrou forte respaldo junto ao Governo Federal e no ministro Raupp, informou Nárcio. Na audiência, o secretario de Ciência Tecnologia e Ensino Superior, oficializou a candidatura de Minas a sede de uma aceleradora de empresa de TI, dentro do programa MG TI 2022, desdobramento de projeto idêntico do Governo Federal, denominado TI Maior. A escolha está sendo feita através de edital. Na quinta se encerrou os prazos para a participação dos estados brasileiros interessados.

“Estamos juntando todas as forças que existem em Minas para que na provocação feita pelo TI Maior, Minas possa sair na frente. Fizemos o anuncio oficial ao ministro que nosso Estado quer a aceleradora. Para isto está apresentando uma candidatura forte, amparado pelo setor de telecomunicações do Estado, pela Federação das Indústrias de Minas Gerais, pela Oi Telecom e outras entidades ligadas ao setor”, informou, ressaltando que a acolhida junto ao ministro foi “extremamente positiva”.

 

UAITEC

 

O secretário Narcio Rodrigues também conseguiu o compromisso do Ministério em continuar de forma decisiva, amparando o esforço mineiro em rever a ampliar e modernizar a estrutura da Rede dos CVTs – Centros Vocacionais Tecnológicos no Estado. Na proposta desenhada pela Sectes, ela ganhará força ao integrar em sua estrutura à UAITEC – Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais.

“O ministro concordou em atuar de forma determinante para que possamos consolidar no Estado a maior plataforma de Ensino a Distância do país. Tanto que ele confirmou para mim que no dia 18, quando faremos o lançamento oficial da UAITEC, no auditório JK, da Cidade Administrativa, ele estará presente”. Raupp já participou da inauguração de uma unidade em Itajubá, quando elogiou a iniciativa do governo mineiro.

“O Estado de Minas Gerais está indo além dos projetos lançados pelo governo federal. Ele está aperfeiçoando, dando passos à frente, na melhoria e na otimização desses mecanismos que o projeto oferece para promover a educação em geral no País”, afirmou Raupp.

 

Cidade das Águas

 

O secretário Narcio Rodrigues conseguiu também assegurar apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação na conclusão da Cidade das Águas Unesco Hidroex. “O MCTI vai estar conosco em etapas de consolidação deste projeto que também é estratégico e já não é mais de Minas, mas das Nações Unidas. Ele tem sido um parceiro principal e tem contribuindo de forma eficiente na sua materialização”, completou.

 

Complexo Aeroespacial

 

O Complexo Aeroespacial de Minas Gerais também esteve na pauta da reunião. A busca de recursos para a prototipagem do Tupã foi o assunto tratado. “Precisamos de recursos do Ministério para puder alavanca-lo esta decisão de Minas em construir no Estado uma indústria aeroespacial. A aeronave já tem mock-up pronto e precisa de recursos do Governo Federal e também do de Minas para que possa decolar”, destacou.

Narcio ressaltou ainda que no encontro foi dado um passo decisivo. “Espero que no mês de fevereiro possamos consolidar esta parceria para que ainda em março ou abril, possamos anuncia-la”, acrescentou. A previsão é de que em meados do próximo ano a aeronave já possa estar cruzando os ares do país.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.