segunda-feira, 11 de Março de 2013 12:35h ALMG - Assessoria de Imprensa

Proposta de criação da bolsa-atleta é tema de audiência

Projeto será discutido pela Comissão de Esporte, Lazer e Juventude nesta terça-feira (12).

A proposta de criação de uma política de incentivo a atletas e técnicos que praticam atividade esportiva em nível profissional será tema de audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta terça-feira (12/3/13), às 14h30, no Plenarinho II. O assunto será debatido durante reunião da Comissão de Esporte, Lazer e Juventude, a requerimento do deputado Marques Abreu (PTB), que também preside a comissão.

O Projeto de Lei (PL) 3.625/12, de autoria do governador Antonio Anastasia, prevê a concessão de bolsas para atletas e técnicos que tenham participado, com destaque, de eventos esportivos estaduais, nacionais ou internacionais. O auxílio será fornecido aos esportistas que estiverem filiados à federação esportiva mineira ou à confederação nacional do esporte que pratica e que comprovem estar em plena atividade. O valor da bolsa-atleta e da bolsa-técnico será definido posteriormente em decreto do Poder Executivo.

"O projeto é de grande importância para o esporte mineiro e a inclusão dos técnicos é fundamental, já que eles têm papel tão relevante quanto o do atleta nos resultados obtidos”, afirma o deputado Marques Abreu.

O PL 3.625/12 já recebeu parecer pela constitucionalidade da Comissão de Constituição e Justiça e, após ser analisado na Comissão de Esporte, Lazer e Juventude, será encaminhado para a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, antes de seguir para discussão e votação em Plenário, em 1º turno.

Convidados - Foram chamados para participar da audiência pública o secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Eros Biondini; o diretor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, Emerson Silami Garcia; a professora da Escola de Educação Física da UFMG, Kátia Lúcia Moreira Lemos; e a assessora científica do Esporte do Minas Tênis Clube, Izabel Cristina Provenza. Além dos especialistas, também foram convidados os atletas Gustavo Henrique Silva Assis, competidor de judô pelo Minas Tênis Clube; Tui Francisco de Oliveira, praticante da vela adaptada; e o técnico Mauro Roberto Fonseca França, da equipe de atletismo Clã Delfos.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.