segunda-feira, 6 de Julho de 2015 12:20h

PSF’s de Nova Serrana realizaram mais de 110 mil atendimentos em 2015

Unidades também estão sendo informatizadas para melhorar e agilizar atendimento à população

As 17 unidades do Programa da Saúde da Família (PSF) de Nova Serrana realizaram mais de 110 mil atendimentos de janeiro a maio de 2015. Consultas médicas e atendimentos em puericultura, consultas de pré-natal, exame preventivo e visitas domiciliares são os principais serviços oferecidos gratuitamente à população. As unidades também estão sendo informatizadas para integrar a Rede Nacional do SUS.

Nesse período foram mais de 66 mil visitas domiciliares. As visitas têm o objetivo de acompanhar o usuário acamado ou com impossibilidade de locomoção de seu domicílio para a realização de avaliação de pressão arterial; curativos; consulta de enfermagem; consulta médica; educação em saúde; avaliação e acompanhamento da evolução dos casos.

Nesses cinco meses também foram realizadas 36.776 consultas médicas; acompanhamento em puericultura de 3.540 crianças; 1.537 consultas de pré-natal e 2.751 exames preventivos, somando 111.270 atendimentos.

Informatização dos PSF
Visando atender às novas exigências do Ministério da Saúde (MS) e gerar mais eficiência no atendimento à população, o setor da Atenção Primaria em Saúde de Nova Serrana está informatizando todas as suas unidades de PSF. O objetivo é melhorar e agilizar os serviços de saúde prestado à comunidade e integrar todas as unidades na Rede Nacional do SUS.

A medida resulta em mais eficiência para o setor em ações com a distribuição de medicamentos e vacinas por meio de programas de computador. Toda as equipes das unidades de PSF foram envolvida, principalmente os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), que realizaram o recadastramento da população com utilização de novos formulários e uma nova metodologia para acompanhar as famílias.

“Este processo é trabalhoso, porém já está nos trazendo grandes benefícios na organização e agilidade de atendimento e encaminhamento dos usuários e na resolução dos seus problemas de saúde. Assim, todo este investimento do município nas mudanças do Sistema de Informação beneficiará os usuários do SUS de modo geral”, afirma a coordenadora dos PSF’s em Nova Serrana, Fernanda de Brito.

Atenção Primária
O Setor de Atenção Primária em Saúde de Nova Serrana é responsável pelo funcionamento de 17 unidades do Programa de Saúde da Família (PSF), ou como vem sendo chamado, Estratégia de Saúde da Família (ESF). São 15 unidades urbanas e duas na zona rural.

As 17 unidades de PSF de Nova Serrana oferecem mais de 20 tipos de serviços de saúde para a população, como consultas médicas, pré-natal, vacinação, distribuição de medicamentos, agendamento de exames e encaminhamento para especialistas entre outros. Vale ressaltar que todos os serviços oferecidos têm horários pré-determinados para serem realizados para que a população seja assistida em todas as suas necessidades.

As dezessete unidades de PSF dispõem de médicos em atividades durante todo o dia. Além de consultas, estes profissionais atendem também por meio de palestras, visitas domiciliares e participam de grupos de capacitação. Da mesma forma, Enfermeiras e Auxiliares de Enfermagem atuam em diversas atividades que exigem dos profissionais conhecimento e presteza no atendimento aos usuários.

Cartão do SUS
Segundo a coordenadora dos PSF’s, o desenvolvimento do setor saúde no Brasil vem exigindo também mudanças na identificação das famílias e dos usuários do SUS. “Hoje, a identidade do cidadão para o sistema de saúde é o número do seu Cartão Nacional de Saúde (CNS), ou seja, o tão conhecido Cartão do SUS! Para a realização de qualquer agendamento, procedimento, consultas e outros serviços, é necessário o Cartão do SUS do usuário e, sem ele, não é possível mais realizar quaisquer procedimentos”.

O Cartão do SUS deve estar vinculado à cidade onde o usuário mora. Por isto é tão importante a atualização do endereço em uma unidade de saúde quando o usuário se muda. As 17 unidades de PSF de Nova Serrana estão aptas a fazerem estas alterações, assim como Cartão para novos usuários. Basta o usuário procurar a sua unidade de referência de posse do seu RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.

NASF
As unidades de PSF contam também com o suporte das equipes do Núcleo de Saúde da Família (NASF), que é composto por profissionais como Psicólogos, Nutricionista, Assistente Social, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional, Educador Físico, Fonoaudiólogo, que atendem os grupos de atividades nas unidades de PSF ou atendimentos individuais, dependendo dos casos.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.