segunda-feira, 20 de Outubro de 2014 05:52h www.em.com.br

PUC Minas tem menor índice de desistência dos últimos anos

Dos candidatos ao curso de medicina, somente 2,6% não compareceram

Nem a estreia do horário de verão, nem o forte calor prejudicaram o vestibular da PUC Minas que define as vagas para o 1º semestre de 2015. Pelo contrário. Foi registrado o menor índice de desistência dos últimos três processos seletivos: apenas 6,4% dos 14.181 inscritos pelo sistema de provas, o equivalente a 914 candidatos, não compareceram, percentual muito abaixo do índice histórico segundo a Comissão Técnica do Processo Seletivo. Para o curso de Medicina, ministrado no núcleo universitário de Betim, a abstenção foi ainda menor: 2,6% dos candidatos não compareceram.

As provas – aplicadas em Belo Horizonte nos campus Barreiro, Coração Eucarístico, Praça da Liberdade e São Gabriel; e também nas unidades de Betim e Contagem –transcorrem bem. Vinte e cinco pessoas fizeram os testes em condições especiais, com com auxílio de ledor e prova em braile, por exemplo. Apesar da temperatura recorde em BH, apenas três candidatos procuraram o posto médico, dois após terem se submetido a cirurgias recentes e um em tratamento de quimioterapia. A prova de produção de texto pediu aos candidatos um artigo de opinião em que se posicionassem em relação à proposta de redução da maioridade penal para 16 anos, em discussão no Congresso Nacional, apresentando alternativas para o combate à delinquência juvenil.

Considerando-se apenas os candidatos que se inscreveram pelo sistema de provas; o curso mais procurado, novamente, foi o de medicina diurno, com 78,26 candidatos por vaga, seguido dos cursos do campus Coração Eucarístico: direito manhã, com 12,66; engenharia mecânica noite, com 10,44; odontologia diurno, com 10,29. A PUC Minas oferece um total de 8.236 vagas, das quais 85% destinam-se aos candidatos que já se inscreveram para o processo seletivo por intermédio da realização de provas. O outros 15% destinam-se aos candidatos que se inscreverem para o processo seletivo por intermédio da média obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para efeito de classificação, será considerado, pela PUC Minas, o melhor resultado obtido pelo candidato nas edições de 2009 a 2013 do Enem, caso tenha prestado o exame em mais de uma dessas edições. Para os canditados que desejarem também concorrer nessa modalidade as inscrições continuam abertas até esta terça-feira, 21 de outubro, pelo site www.pucminas.br. O valor de cada inscrição é R$35 e o boleto poderá ser pago até quarta-feira, 22. O candidato pode se candidatar várias vezes em diferentes cursos e em diferentes áreas, aumentando a chance de aprovação.

A relação dos aprovados aos cursos da região metropolitana de Belo Horizonte, será divulgada até 4 de novembro, com exceção de medicina, que deve divulgar os aprovados até o dia 11.A matrícula dos aprovados em primeira chamada será nos dias 1º e 2 de dezembro, das 8h às 19h.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.