segunda-feira, 9 de Setembro de 2013 11:05h Atualizado em 9 de Setembro de 2013 às 11:06h.

Quatro cidades mineiras têm até dia 27 para aderir ao Programa de Aquisição de Alimentos

As prefeituras de quatro municípios de Minas Gerais – Araçaí, Francisco Badaró, Governador Valadares e Juiz de Fora – têm até 27 de setembro para aderir ao Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA).

As prefeituras de quatro municípios de Minas Gerais – Araçaí, Francisco Badaró, Governador Valadares e Juiz de Fora – têm até 27 de setembro para aderir ao Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA). Na nova forma de operação do programa, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) disponibiliza sistema informatizado aos governos estaduais e prefeituras, para que eles realizem a gestão e monitoramento de todos os processos. Além disso, o pagamento aos agricultores familiares é feito diretamente por meio de cartão bancário.



O MDS abriu novo prazo especialmente para os municípios que tiveram convênio entre 2009 e 2012, para cidades com mais de 250 mil habitantes que possuam assentamentos de reforma agrária e capitais e estados. O novo prazo atende ainda os municípios mistos – aqueles que optaram pela adesão conjunta com o estado – e que se manifestaram fora do prazo estabelecido anteriormente (março de 2013).



Os gestores locais deverão enviar, até o dia 27 deste mês, ofício de manifestação de interesse na adesão ao PAA, assinado pelo prefeito ou governador, com os seguintes documentos: cópia autenticada dos documentos pessoais do prefeito ou governador (RG e CPF), e de todos os agentes que solicitarão senhas, nominados na ficha de identificação; cópia do termo de posse dos mandatários; além das fichas de levantamento de demanda preenchidas.



PAA – O programa promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. Por meio dele, o gestor local compra alimentos de pequenos produtores, com recursos do governo federal, e destina a rede socioassistencial, equipamentos públicos ou escolas públicas ou filantrópicas.



Por seu papel estratégico no combate à pobreza, o PAA é uma das ações que compõem o Plano Brasil Sem Miséria, no eixo Inclusão Produtiva Rural. O termo de adesão passou a ser adotado em 2012 para substituir os convênios, proporcionando maior continuidade e facilidade na execução do programa.



Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.