quinta-feira, 5 de Maio de 2011 15:42h Informativo AMM

Redes Sociais dominam o cenário político

“Não basta fazer somente na prática, é preciso mostrar”. Com essa frase a deputada federal do Rio Grande do Sul, Manuela D’Ávila (PC do B) iniciou a palestra “Como as novas tecnologias de informação podem agregar valor às políticas públicas”. A deputada ressaltou a importância das tecnologias na comunicação e observou que é preciso saber o que falar, pois uma comunicação vazia não gera debate.


De acordo com Manuela, “saber o que o ator político faz é direito da população”, por isso, a comunicação é tão importante. Muitos políticos usam as mídias digitais para dialogar com o eleitor e, nesse espaço, o político deve se mostrar por completo: “O parlamentar tem que ser ele mesmo, para que a população o veja como um igual”.


Segundo dados apresentados pela palestrante, o Brasil é o terceiro país com o maior número de usuários das redes sociais, perdendo apenas para os EUA e Rússia. É errado acreditar que a população mais humilde não usa a internet, pois somente em 2010, 80 milhões de pessoas acessaram a rede mundial de computadores, sendo que esses números não são diferentes entre as regiões. “O crescimento é por inteiro, do Norte ao Sul do país. Pensando nisso, os gestores públicos encontram um novo espaço para debate com a população”.

 

O presidente eleito da AMM, Ângelo Roncalli, explica que sabendo do acesso tão disseminado da internet, é fácil falar aos cidadãos de forma rápida. 
Entretanto o uso das redes sociais pode ser traiçoeiro, segundo Manuela. Elogios e críticas são mais rápidos e verdadeiros. “Mas o benefício é o direito de resposta que o político possui de forma imediata”.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.