quarta-feira, 31 de Agosto de 2016 17:08h Agência Minas Gerais

Redes Sociais pautam edição do Encontro de presidentes e gestores dos Circuitos Turísticos

Realizado em dois dias, evento trabalhou as redes como importante ferramenta para o fortalecimento do turismo no estado

A Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur) concluiu, nesta quarta-feira (31/8), o Encontro dos Presidentes e Gestores dos Circuitos Turísticos juntamente com os Receptivos de Minas Gerais. Com a presença de aproximadamente 110 participantes, a ação em dois dias (30 e 31 de agosto) foi considerado um sucesso, de acordo com a Setur.

Já no primeiro dia, no Actuall Hotel, em Contagem, o grande foco ficou por conta da importância das redes sociais como ferramenta de comunicação para o fortalecimento do turismo no Estado. Na oportunidade, foi apresentado o resultado de uma pesquisa realizada pela Diretoria de Pesquisa e Informação Turística da Setur, que apontou que 69% das pessoas preferem planejar e executar suas viagens por conta própria. Neste sentido, levando em consideração que a internet influencia diretamente na escolha de destinos, os dados revelam que 60% já mudaram suas opções de viagem após navegar em sites do setor.

O turismólogo Jean Rodrigues, um dos responsáveis pelas redes sociais da Setur, enfatizou em suas apresentações a importância desse meio para promoção dos municípios. “Hoje, os turistas buscam cada vez mais relatos e fotos de experiências em viagens, que podem ser encontradas nas redes sociais. Como exemplo, pode-se citar o 'Instagram Visite Minas Gerais' que, em menos de dois anos de criação, já possui 25 mil seguidores, e no qual o publico faz compartilhamentos diários, demonstrando forte engajamento com Minas Gerais”, ressaltou.

Com base nisso nisso, o secretário de Estado de Turismo, Ricardo Faria, afirmou que “utilizar essa ferramenta de promoção é essencial para divulgar Minas Gerais nos cenários nacional e internacional. Por isso, a Setur compartilha de sua experiência com os atores que fazem o turismo na ponta”, destacou.

Para a representante da Federação dos Circuitos Turísticos (Fecitur), Danielle Feyo, a edição do encontro foi um marco. “Dessa vez, foi possível ver como as ferramentas para institucionalização dos circuitos estão bem estruturadas, aumentando a organização do turismo no Estado, por meio de conversas sobre o projeto de lei estadual. Com isso, a integração e articulação estão em andamento, mostrando como os circuitos são importantes ferramentas estratégicas para o turismo acontecer”, apontou. 

Oportunidade

Para Marcela Azevedo, da HT Happy Travel, “o evento trouxe muito conhecimento aos participantes. Nesse quase 10 anos de projeto do Minas Recebe este foi o melhor encontro. As pessoas estão mais maduras entendendo mais o conceito de turismo e sua prática, possibilitando maior abertura para o diálogo”, comentou.

Na edição deste ano, o Conselho Estadual do Turismo também teve uma participação inédita. Para Lucas Pêgo, representante do conselho e da Abrasel, essa ação traz boas e novas oportunidades. “A Setur conseguiu reunir em um mesmo espaço importantes atores do turismo. A apresentação das instituições gera um alinhamento do trabalho das câmaras para o fortalecimento das atividades. Recebi algumas demandas regionais e esse engajamento é primordial para o desenvolvimento”, conclui.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.