terça-feira, 13 de Outubro de 2015 10:37h

Região do Alto Serra Geral agora conta com escritório do Idene

A estrutura promete levar à população uma melhor prestação de serviços por meio da execução e do acompanhamento das ações de governo

Para potencializar as ações voltadas para o desenvolvimento regional e ampliar a atuação do governo nos municípios, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais – Sedinor está descentralizando ainda mais o trabalho do seu órgão operacional, o Idene. Nesta sexta-feira (9/10), em Espinosa, a Secretaria inaugurou o décimo escritório regional da autarquia, que vai atuar em nove municípios: Espinosa, Mamonas, Monte Azul, Mato Verde, Catuti, Gameleiras, Pai Pedro, Montezuma e Santo Antônio do Retiro. O evento contou com a participação de mais de mil pessoas entre produtores rurais, lideranças e autoridades regionais.

A intenção é que a nova unidade tenha capacidade e envolvimento suficientes para alavancar as ações da Secretaria na região do Alto Serra Geral. Até hoje, esses municípios eram atendidos pelo escritório regional de Janaúba, e a distância era um obstáculo para os moradores da região. Agora, com a proximidade e a disponibilidade dos servidores do Idene, as ações e os projetos podem ser ampliados na região, por meio de atividades que serão desenvolvidas pelo escritório regional de Espinosa.

Programas como Água para Todos, Leite pela Vida, Brasil Alfabetizado, Artesanato em Movimento e Combate à Pobreza Rural, desenvolvidos pelo sistema Sedinor/Idene na região, devem ganhar mais força e agilidade, é o que espera o secretário da Sedinor, Paulo Guedes. “Esta região, que sempre foi esquecida pelo governo do Estado, terá agora a atenção que precisa e merece. Vamos somar todos os esforços para, além de promover as ações da nossa Secretaria, fazer a interlocução com os demais órgãos e entidades para viabilizar soluções para as demandas da população”, disse ao pedir ao coordenador do escritório em Espinosa, Milton Barbosa, todo o empenho para fazer a transformação social que a região espera.

Paulo Guedes também agradeceu a parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais – Emater-MG, que cedeu o espaço ao Idene onde funcionará a estrutura administrativa e um centro de qualificação para agricultores familiares. O objetivo é aperfeiçoar e potencializar as diversas cadeias produtivas, apoiando o desenvolvimento de associações e pequenas cooperativas de produtores da região. Além do escritório, o espaço conta, ainda, com alojamento e auditório.

No espaço, também vai funcionar uma unidade da Divisão de Inovação e Tecnologia Ambiental da Emater-MG. Representantes da empresa participaram do evento e garantiram que o objetivo é fortalecer a parceria com o Sistema Sedinor/Idene para garantir um melhor atendimento aos pequenos produtores rurais da região.

O diretor-geral do Idene, Ricardo Campos, salientou que o órgão está trabalhando pela reestruturação de todos os programas e projetos desenvolvidos na região. “As nossas ações visam à redução das desigualdades sociais e econômicas e o consequente desenvolvimento dos municípios. Sabemos da necessidade de fazer com que as políticas públicas cheguem às pessoas que realmente precisam delas e é para isso que estamos trabalhando”, afirmou.
Ainda em Espinosa, a comitiva visitou o polo têxtil que gera mais de mil empregos na região da Serra Geral.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.