terça-feira, 11 de Dezembro de 2012 04:41h Carla Mariela

Regional de Saúde promove encontro com prefeitos eleitos

O objetivo do evento é apresentar a estrutura do SUS Sistema Único de Saúde por meio da saúde do Estado de MG

Os prefeitos eleitos e reeleitos participaram ontem, às 13hs30min, no Auditório da FIEMG, na Rua Engenheiro Benjamim de Oliveira, número 144, no bairro Esplanada de um encontro promovido pela Regional de Saúde de Divinópolis. O objetivo foi apresentar para os convidados à estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS), através da política de saúde do Estado de Minas Gerais. O intuito principal foi orientar e informar os novos prefeitos eleitos e reeleitos, sobre as questões relacionadas com o setor da saúde. Além disso, comentar sobre os desafios a serem enfrentados por eles na nova gestão.
O presidente da Associação Mineira dos Municípios (AMM), Ângelo Roncalli, ressaltou a importância da reunião na FIEMG. “A questão da saúde pública é o departamento, o órgão mais demandado de qualquer gestão pública. É importante os Municípios, os novos gestores tomarem conhecimento dos desafios, das políticas apresentadas pelo Governo do Estado, de que maneira nós possamos, especificamente, a região do Centro-Oeste, estar cada vez mais unidos para buscarmos melhorias para a questão da saúde, haja visto que os investimentos dos Municípios são maiores do que o que a lei obriga fazer. É uma oportunidade de trocar ideias, experiências e que as ações aqui definidas possam ser implementadas para atender cada vez melhor a nossa população”, disse.
O prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo (PSDB), ao ser entrevistado, relatou que esse encontro é muito importante, uma vez que a saúde hoje é a dificuldade de qualquer Município. “Nós vamos hoje aqui dividir que a maior dificuldade de qualquer Município e ao mesmo tempo a maior bandeira de luta de fortalecimento dos Municípios brasileiros, tendo em vista que há hoje um peso muito grande, uma sobrecarga muito grande no orçamento municipal da saúde, onde os Municípios encontram no limite e o Governo Federal não faz o seu dever de casa”, abordou.
Conforme, Vladimir Azevedo, essa reunião veio em boa hora e essa articulação com os prefeitos eleitos e reeleitos é fundamental. Para o próximo mandato, o prefeito, destacou que o maior desafio é terminar o Hospital Público, colocá-lo para funcionar bem, não só o Hospital, mas a rede de saúde rearticulando-a com o Pronto Socorro indo para dentro do hospital virando uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e rearticulando também a atenção primária na prevenção nas comunidades aumentando a parceria com as Universidades, principalmente, a UEMG e a Universidade Federal para otimizar uma caravana e os processos de serviços. Para Vladimir Azevedo, por isso é fundamental essas reuniões de nivelamento, de colocar metas comuns e de todos focados no mesmo problema.
Já o Deputado Estadual, Fabiano Tolentino, acrescentou dizendo que o evento é importante para que os prefeitos eleitos e reeleitos saibam que o maior desafio da administração é a saúde. “Nós temos outros desafios, mas a saúde hoje é o maior desafio, desafio para a nossa cidade. Estamos tendo problemas de leito, na hora de internações, por exemplo, é complicado. Nós sabemos que não é uma tarefa fácil, mas cada um que está aqui compondo esta mesa tem a sua tarefa nas suas proporções que temos que lidar com elas”, afirmou.
A superintendente Regional de Saúde de Divinópolis, Kênia Silveira, agradeceu em nome da Secretaria de Estado da Saúde, a todos os presentes. Segundo ela, o encontro serve para conseguir alternativas para os problemas votados para a saúde que está complicada.
Estavam presentes no encontro, vários prefeitos eleitos e reeleitos, a Superintendente Regional de Saúde de Divinópolis, Kênia Silveira Carvalho Damásio, a Secretária de Saúde de Candeias e Presidente do Cosems/MG Regional, Márcia Pivato e o Promotor Público de Minas Gerais e Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde, Gilmar de Assis, o vice-prefeito eleito de Divinópolis, Rodrigo Resende, dentre outras autoridades.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.