terça-feira, 16 de Junho de 2015 13:02h

Reorganização da Secretaria de Saúde traz eficiência para o setor

Vagas para exames de alta complexidade e consultas com médicos especialistas são disponibilizados todos os meses

A Saúde em Nova Serrana tem avançado muito, não só na qualidade do serviço prestado à população de Nova Serrana e no aumento do número de atendimento, mas também na organização e reestruturação de todo o sistema de saúde, o que possibilita integração entre todas as unidades, resultando em mais eficiência na oferta gratuita e humanizada de serviços de saúde, principalmente para a população de baixa renda.

Um dos exemplos dessa reorganização foram as mudanças feitas na Secretaria de Saúde, não só na estrutura física, mas também na estruturação do setor, de forma a atender com qualidade um número elevado de pessoas. A sede da Secretaria saiu do Centro Administrativo e foi para um local mais amplo, que oferece mais espaço para os vários sub-setores, como Endemia, Programa de Saúde da Família, Transporte e outros, também mais comodidade para os milhares de usuários que vão à Secretaria diariamente.

A Secretaria de Saúde disponibiliza diversas vagas para a realização de vários tipos de exames, como Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, Endoscopia, Ultrassonografia, Eletrocardiograma e consultas com médicos especialistas, totalmente gratuitos para a população.
Além de um tratamento humanizado oferecido por servidores constantemente treinados e capacitados, a Secretaria avançou muito na eficiência do serviço prestado. Um exemplo são os exames de alta complexidade realizados em clínicas especializadas, oferecidos pelo Município, como a Tomografia computadorizada.

O Secretário-Adjunto de Saúde, Geraldo Richard, explica como funciona o processo neste caso. “O paciente apresenta na Secretaria de Saúde o laudo médico, xerox da  identidade, CPF, comprovante de endereço, cartão do SUS  e aguarda a marcação, que é avisada pelo telefone ou no endereço do paciente. O exame é realizado em Belo Horizonte e Divinópolis.

Também são oferecidas pela Central de Marcação do SUS consultas com médicos de mais de 20 especialidades como Cirurgião geral, Gastroenterologista, Oftalmologista, Cardiologista, Urologista, Dermatologista, Cirurgião plástico, Otorrinolaringologista, Mastologista, Endocrinologista entre outros.

Transporte
Milhares de usuários do Sistema de Saúde Público de Nova Serrana são beneficiados pelo mais de 40 veículos que fazem parte do Setor de Transporte da Secretaria de Saúde. Por mês, mais de 1.800 pessoas são transportadas de suas casas para as unidades de saúde e de Nova Serrana para outras 20 cidades da região, onde muitos pacientes realizam tratamento médico.

Tratamento Fora do Domicilio
O TFD (Tratamento Fora do Domicilio) é um serviço prestado a pacientes que precisam viajar para fora de seus estados para uma consulta ou exames que o município ou estado não oferece tal recurso. Um processo detalhado é realizado para comprovação da necessidade da viagem.

Pelo TFD pacientes têm as despesas pagas para a realização de exames fora do estado de Minas Gerais.  Os documentos necessários Cartão do SUS, Identidade, CPF, Comprovante de endereço, Relatório médico, Documentos pessoais do acompanhante, Exames anteriores do Paciente, Ficha cadastral do TFD. A documentação é analisada pela GRS de Divinópolis.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.