sexta-feira, 12 de Dezembro de 2014 09:00h

Revista do Arquivo Público tem lançamento dia 17 na ALMG

Solenidade marca o primeiro ano do Memorial da Assembleia, com a apresentação de dois novos fascículos da publicação

Na próxima quarta-feira (17/12/14), às 18 horas, serão lançados, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), dois novos fascículos da Revista do Arquivo Público Mineiro. A solenidade, realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (SEC), integra as comemorações do primeiro aniversário do Memorial da Assembleia de Minas. O evento também marca uma homenagem antecipada do Arquivo Público aos 180 anos do Parlamento mineiro, que se completam em 31 de janeiro de 2015.

O primeiro fascículo, “Conspirações e Sedições nas Minas Gerais”, conta com artigos acadêmicos (dossiês) sobre revoltas e movimentos de sublevação registrados no Estado nos séculos XVIII e XIX. Já o segundo caderno, intitulado “O Parlamento Mineiro e a construção do Estado Nacional”, reúne textos sobre a atuação da Assembleia Provincial – como era chamado o parlamento no período imperial –, desde sua instalação, em 1835, e até a Proclamação da República, em 1889.

Devem participar do evento, além do presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP); a secretária de Estado da Cultura, Eliane Parreiras; a superintendente do Arquivo Público Mineiro, Vilma Moreira dos Santos; e ainda autores dos artigos publicados na revista.

Memorial - O Memorial da Assembleia de Minas completou um ano de funcionamento em novembro. Nesse período, recebeu mais de 6,8 mil visitantes, entre espontâneos e agendados por programas de visitação da Casa. Mais de 90% das visitas foram do público externo.

O Memorial é um centro de referência e de comunicação do legado político do Legislativo Mineiro, desde o período imperial até os dias atuais. Além da história do Parlamento, disponibiliza informações sobre a produção legislativa, a criação de novos canais de participação popular e o papel da Assembleia em momentos de mobilização política da sociedade mineira.

O espaço funciona de terça a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados e domingos, das 10 às 16 horas. Grupos de estudantes de escolas públicas e particulares e de pessoas da terceira idade podem agendar visitas orientadas pelo portal da ALMG.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.