sexta-feira, 25 de Outubro de 2013 10:50h

Roda de Conversa deste sábado terá como tema as avaliações externas

Programa será exibido a partir das 11 horas, na Rede Minas e também pode ser visto pela internet

Um espaço dedicado ao debate de questões ligadas a educação, é assim o programa Roda de Conversa. A iniciativa da Secretaria de Estado Educação (SEE), idealizada pela Magistra- Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores – irá discutir neste sábado (26) as avaliações externas. O programa será exibido a partir das 11h, na Rede Minas.

A importância das avaliações externas na busca de uma educação de qualidade está entre os assuntos que serão discutidos no programa que terá como convidados João Luiz Horta Neto, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), Gladys Rocha, pesquisadora e professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Faculdade de Educação da UFMG e Lúcia Matos, consultora da SEE.

“Como todo indicador a avaliação externa não é espelho da realidade, mas mostra alguns indicadores importantes e a partir daí se você quer conhecer a realidade, tem que ir ao fundo. Acontece muito de você ter uma variação grande entre anos numa mesma escola, por exemplo, uma escola que se destaca em alguns períodos tem uma queda. Mas isso depende de muitas questões como rotatividade de professores, da equipe pedagógica, problemas dentro da própria comunidade, enfim tudo isso afeta os resultados”, ressalta João Luiz Horta Neto.

Roda de Conversa

O ‘Roda de Conversa’ também pode ser visto no Canal Minas Saúde, que vai ao ar na segunda-feira, em dois horários, às 11h30 e 17h30 com reprises às quartas, em dois horários, às 11h30 e às 18h. Também está disponível para download no canal do YouTube da Secretaria de Educação e na página do Centro de Referência Virtual do Professor (CRV). Interessados em participar podem enviar sugestões de temas, comentários, dúvidas ou críticas para o e-mail magistra.rodadeconversa@educacao.mg.gov.br ou ligar para (31) 3379-8289.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.