segunda-feira, 27 de Outubro de 2014 11:54h

Sebrae Minas lança programa que aproxima pequenas empresas de especialistas nas áreas de gestão, inovação e mercado

Quarenta micro e pequenas empresas mineiras de base tecnológica foram selecionadas para participar do projeto piloto do Programa Mentoria

Quarenta micro e pequenas empresas mineiras de base tecnológica foram selecionadas para participar do projeto piloto do Programa Mentoria, iniciativa do Sebrae Minas que pretende levar o conhecimento de especialistas – denominados de mentores -  para o dia a dia de empresas que passam pelo processo de incubação. O objetivo é gerar melhorias na gestão e competitividade dos pequenos negócios.

Nesta primeira edição do Mentoria foram selecionadas 30 empresas incubadas e 10 graduadas de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Viçosa, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Lavras e Uberlândia. Elas receberão, durante seis meses, orientações presenciais e online de 120 mentores em temas de gestão, inovação e acesso a mercados. “São empresas que já possuem um potencial de mercado, mas que estão precisando de orientação profissional qualificada para auxiliá-las na tomada de decisão”, explica o diretor de Operações do Sebrae Minas, Fábio Veras.

A primeira etapa do Mentoria começa em 28 de outubro, no Ilustríssimo, quando as 40 empresas serão apresentadas aos seus mentores, em um encontro promovido pelo Sebrae Minas. Em seguida será feito um mapeamento das áreas de finanças, marketing, vendas, recursos humanos e mercado de cada uma das empresas participantes.  “A partir desse diagnóstico será possível identificar os pontos francos das empresas e fazer as intervenções adequadas para acelerar o crescimento dos negócios”, diz o diretor do Sebrae Minas.

O Programa Mentoria não tem custo para as empresas e está sendo desenvolvido pela primeira vez em Minas Gerais. Inicialmente, a primeira etapa do projeto será realizada com a plataforma Promessas, já conhecida no mercado e testada pela Endeavor. Futuramente será desenvolvida uma plataforma própria para o programa, para atender um número maior de empresas.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.