terça-feira, 26 de Março de 2013 11:02h ASCOM Sebrae

Sebrae Minas vai treinar 35 jovens do Programa Vira Vida

Capacitação vai apresentar aos participantes oportunidades de inserção econômica e social pelo empreendedorismo

O Sebrae Minas vai capacitar 35 jovens e adolescentes, entre 14 e 21 anos, atendidos pelo programa de formação profissional Vira Vida.  A partir de 2 de abril, a instituição vai oferecer palestras, cursos e dinâmicas. O objetivo é ampliar as oportunidades de inserção social e econômica desses jovens no mercado, a partir da orientação sobre atitudes empreendedoras, entre elas a abertura e gestão do próprio negócio.

 

O treinamento do Sebrae encerra a primeira turma do Vira Vida em Minas Gerais neste ano. Há outras duas turmas programadas para o estado em 2013, em Contagem e em Montes Claros. Desenvolvido pelo Conselho Nacional do Sesi (Sistema Social da Indústria), o programa tem a participação de todas as entidades do Sistema S (Sesi, Senai, Senac, Sesc, Sest / Senat, Sescoop e Sebrae).

 

O programa beneficia adolescentes e jovens de periferias de grandes centros, que trazem em sua história de vida algum tipo de experiência relacionada com o trabalho doméstico, abuso sexual, gravidez e uso de drogas. É dedicado ao fortalecimento da auto-estima, da escolaridade e da autonomia dos participantes.

Abrange cursos profissionalizantes e palestras sobre temas relacionados a oportunidades de trabalho e renda. Também oferece atendimento psicossocial aos jovens e suas famílias, além de atendimento médico e odontológico, alimentação e transporte. Há também um esforço dos parceiros para fazer o encaminhamento dos jovens ao mercado de trabalho ao final do projeto.

Todo o programa dura, em média, nove meses, totalizando cerca de 900 horas de atendimento. Até 2011, 1.937 alunos foram matriculados no Vira Vida em todo o país. Destes, 588 estão no mercado de trabalho e cerca de 200 estão em processos seletivos para vagas de emprego.

O Sebrae Minas participa do Vira Vida há três anos, com uma proposta sócio-educativa focada na disseminação da cultura empreendedora. “Nosso objetivo é mostrar a esses jovens que eles podem se transformar em empresários, geradores de negócios, a partir de uma postura empreendedora.

 

Empreendedorismo jovem

 

O empreendedorismo é uma alternativa de ocupação e renda para 88% dos brasileiros adultos, como aponta a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2012 (GEM), realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP).

 

O estudo aponta que os jovens entre 25 e 34 anos responderam pela criação de 33,8% das empresas brasileiras em 2012, o que os torna maioria entre os negócios iniciais no país.

 

A GEM 2012 também dá conta de que o início de novo negócio é uma boa opção de carreira. Quase 44% dos brasileiros sonham em ter o próprio negócio, frente aos 25% que almejam seguir carreira como empregado em uma empresa.

 

Capacitação Sebrae Minas no Vira Vida

 

2 de abril

14 as 17 horas

Auditório Sebrae - Sede

Av. Barão Homem de Melo, 329 – Nova Granada – BH

 

9,10,11, 16 e 17 de abril

14 as 17 horas

Sebrae - Regional Centro

Av. Barbacena 288 – Barro Preto

 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.