quarta-feira, 13 de Março de 2013 10:46h Assessoria de Imprensa Sebrae

Sebrae oferece capacitação aos microempreendedores individuais de MG

Atividades gerenciais presenciais, online e por telefone serão promovidas, de 18 a 22 de março, em mais de 40 cidades mineiras

Mais de 18 mil pessoas se tornaram microempreendedores individuais (MEI) nos dois primeiros meses deste ano, em Minas Gerais. O estado ocupa a terceira colocação em número de formalizados no país.  Para orientar quem quer se tornar um microempreendedor individual e para quem já é e quer saber mais sobre como melhorar a gestão dos negócios, o Sebrae Minas promove a Semana de Capacitação do Microempreendedor Individual.

 

Atividades gerenciais gratuitas serão oferecidas em BH e em diversas cidades do interior, no período de 18 a 22 de março. As inscrições para participar das atividades podem ser feitas no www.sebraemg.com.br .

 

De segunda-feira (18/3) a sexta-feira (22/3), das 9h às 17h, serão oferecidas, aos microempreendedores individuais mineiros, consultorias gratuitas, via chat e telefone, nas áreas de legislação, finanças e marketing.

 

No dia 20 de março, os empreendedores poderão participar, no site do Sebrae Minas, do Dia D Microempreendedor Individual. Na programação chats sobre finanças, vendas e orientações sobre as vantagens em se formalizar. Além de informações sobre obrigações acessórias e a entrega da Declaração Anual Simplificada (DASN).

 

No Facebook do Sebrae Minas, um especialista irá tirar dúvidas, em tempo real, sobre a formalização. Pelo Twitter, os internautas têm acesso a materiais selecionados sobre o tema, como cartilhas, vídeos, apostilas e materiais para estudo.  Será possível, ainda, esclarecer dúvidas em tempo real pelo Facebook:   www.facebook.com/sebraemg.

 

Das 9h30 às 10h será transmitido um bate-papo com um analista do Sebrae Minas e microempreendedores individuais mineiros, durante o Café com o Sebrae. Entre os convidados está Luciane Rodrigues, ex-ambulante, que vendia 150 churrasquinhos por semana nas ruas de BH e depois de formalizada, passou a vender de 2,5 mil a 3 mil espetos por semana.

 

Ainda no mesmo dia, às 19h30, será realizada mais uma palestra gratuita do projeto Quarta Gerencial. O tema é “O dia a dia do Empreendedor Individual: rotinas administrativas e contábeis na ponta do lápis”. O evento será no auditório do Sebrae Minas, na Avenida Barão Homem de Melo, 329 – Nova Granada, em Belo Horizonte. Os empreendedores que não puderem comparecer poderão assistir a transmissão via internet, gratuitamente, no site do Sebrae Minas.

 

 

Atendimento de Norte a Sul de Minas

 

Além dos atendimentos pela internet e telefone, os microempreendedores individuais poderão buscar orientações e participar de palestras, oficinas e consultorias nos Pontos de Atendimento do Sebrae nas cidades de Aimorés, Alfenas, Araguari, Baependi, Barbacena, Caratinga, Carmo do Rio Claro, Cataguases, Caxambu, Conselheiro Lafaiete, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Itabira, Itamogi, Itaúna, Juiz de Fora, Juruaia, Lavras, Muriaé, Novo Oriente, Passa Quatro, Ponte Nova, Patos de  Minas, Pouso Alegre, Santos Dumont, São João Del Rey, São João Nepomuceno, São Sebastião do Paraíso, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Viçosa.

Em Belo Horizonte, Contagem e Montes Claros, além das orientações gerencias, os interessados poderão se formalizar na hora.  A programação completa e as inscrições para participar das atividades podem ser feitas no www.sebraemg.com.br .

 

 

Microempreendedor individual

 

 

É o empreendedor que fatura anualmente até R$ 60 mil. Ele opta pelo Simples Nacional e não tem participação em outra empresa como sócio ou titular. Além disso, possui no máximo um empregado. Entre as vantagens da formalização estão o registro no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), direito à cobertura previdenciária e o acesso a financiamentos diferenciados.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.