quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2015 10:03h

Secretaria amplia vagas para formação de professores ligados à educação infantil

Em 2015 foram autorizadas 11.433 vagas para o Curso Normal em todo o estado, um aumento de 58% em relação ao ano passado

A rede estadual de ensino recebeu, este ano, 11.433 novos estudantes para o curso normal, ou magistério. O curso será ofertado em 282 escolas de 240 municípios mineiros. Em relação ao primeiro semestre do ano passado, quando foram ofertadas 7.240 vagas em 156 escolas de 136 municípios, houve um aumento de 58% na oferta de vagas nessa modalidade. O Instituto de Educação de Minas Gerais, na capital mineira, é o que mais vai receber alunos.

A tendência é que a demanda por esses professores aumente em todo o país, já que uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) é universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 anos a 5 anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches, de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até três anos até o final da vigência deste PNE. Com isso, a expectativa é que a demanda por educadores formados no curso normal seja maior.

Na Zona da Mata, este cenário já é uma realidade. A gestora da Escola Estadual Márcio Nicolato, Ana Regina Pereira Pasqualino, conta que a primeira turma de Magistério começa este ano e tem 33 alunas: “A cidade está crescendo muito, já que tem fábricas de móveis aqui que geram muito emprego. Temos aqui uma escola de educação infantil da prefeitura que é grande, além de uma creche que está sendo construída”.

Educação infantil é de responsabilidade dos municípios, segundo Constituição da República mas o estado é responsável pela capacitação dos profissionais que oferece os cursos.

Magistério

Durante o Curso Normal, que tem duração de um ano e meio, o educador recebe uma formação a partir de eixos, tópicos e conteúdos que contemplam temas como história da infância e da educação infantil, políticas públicas e legislação, crescimento e desenvolvimento da criança, instituição da educação infantil e cotidiano, identidade profissional e concepção do processo de alfabetização.

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