quarta-feira, 14 de Maio de 2014 07:47h

Secretaria de Cultura lança MINAS Território da Cultura na região Centro Oeste de Minas

O município de Divinópolis será o primeiro a receber atividades do programa.

A Secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, lança, no próximo dia 15 de maio de 2014, o MINAS Território da Cultura, maior programa de descentralização das políticas públicas de cultura do Estado, na cidade de Divinópolis. O município é o primeiro da macrorregião Centro Oeste de Minas, a receber ações do programa.

Na ocasião, a Secretária Eliane ministrará palestra sobre a estrutura de funcionamento do Sistema Estadual de Cultura, bem como sobre as ações e programas de estímulo à área mantidos pelo Governo de Minas. O evento acontece às 10h, no auditório da FIEMG.

No mesmo dia e local, às 14h, acontece a palestra ‘Economia Criativa e Turismo’, ministrada por Fátima Trópia, analista técnica do SEBRAE Minas. A palestra irá abordar o conceito da Economia Criativa e sua importância para o desenvolvimento de produtos turísticos e culturais.

Outras cidades localizadas no Centro Oeste de Minas também recebem programação do MINAS Território da Cultura durante o mesmo período. Confira no site: www.cultura.mg.gov.br/territoriodacultura .

MINAS Território da Cultura

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, realiza o Minas Território da Cultura, programa articulado de descentralização e regionalização das ações culturais em Minas Gerais, abrangendo as dez macrorregiões do Estado, definidas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais.

Entre seus objetivos, estão a valorização e a divulgação da diversidade cultural mineira, a promoção do desenvolvimento regional por meio da cultura, a circulação de bens culturais e a capacitação e aperfeiçoamento dos agentes culturais, além de difundir e aumentar a demanda pelos programas e ações do Sistema Estadual de Cultura.

O Minas Território da Cultura ocorre de março de 2013 a junho de 2014 e oferecerá cursos de capacitação e formação, palestras, espetáculos, exposições, mostras de cinema e leitura de editais, tudo articulado em conjunto com a comunidade e os atores locais, as instituições culturais, os artistas e os produtores. No ano passado, por meio do Minas Território da Cultura, foram 7 macrorregiões percorridas, 327 municípios beneficiados com 1.358 programações ofertadas em 346 dias.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.