terça-feira, 15 de Dezembro de 2015 12:05h

Secretaria de Educação lança cartilha com as Diretrizes da Educação do Campo do Estado de Minas Gerais

Documento vai orientar as políticas educacionais do Estado e dos municípios

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) realizará nesta quarta-feira (16/12) o lançamento de uma cartilha que reúne as “Diretrizes da Educação do Campo do Estado de Minas Gerais”. O documento é um marco que orientará os programas e projetos dos municípios e do próprio Estado na atuação para com as escolas do campo e, ainda, uma forma de fomentar as discussões com os movimentos sociais, as comunidades e os atores diretamente envolvidos no tema. O evento, que acontece às 10h, na SEE, contará com a participação da secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo.
As diretrizes foram instituídas pela Resolução SEE 2820, de 11 de dezembro de 2015. O documento, resultado do trabalho desenvolvido pela Comissão Permanente de Educação do Campo, é composto por 20 artigos e contempla temas como a formação de professores do campo, o transporte escolar e a alimentação dos estudantes, além do conceito de população do campo e escola do campo.
As diretrizes representam a síntese do amplo diálogo entre a sociedade civil, a Secretaria de Estado de Educação, os movimentos sociais, as instituições de ensino superior e as entidades de formação de educadores e educadoras, que são mediações fundamentais na construção dos saberes necessários à formulação de uma política pública educacional que contemple as  necessidades dos povos do campo. O desafio, a partir da aprovação dessa Resolução,  é implementar um Plano de Ação que efetive melhorias na realidade educacional dos diferentes territórios do campo de Minas Gerais.
Minas Gerais conta atualmente com 295 escolas do campo. Segundo as Diretrizes, a escola do campo é aquela situada em área rural, conforme definida pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE ou aquela situada em área urbana, desde que atenda, predominantemente, às populações do campo.    
Durante o evento de lançamento das Diretrizes também será realizado o encerramento do Programa de Formação de Professores do Projeto Escola da Terra do Estado de Minas Gerais, uma parceria entre a SEE, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Ministério da Educação (MEC). A iniciativa tem por objetivo promover a melhoria das condições de acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes do campo e quilombolas em suas comunidades. O Programa oferece apoio à formação de professores que atuam nas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental, compostas por estudantes de várias idades, e em escolas de comunidades quilombolas, fortalecendo a escola como espaço de vivência social e cultural.

A Comissão
A Comissão é composta por membros de diversos órgãos do poder público e entidades, sendo eles: Secretaria de Estado de Educação (SEE), Conselho Estadual de Educação (CEE-MG), Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda), Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater), Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas (Fetaemg), Federação das Comunidades Quilombolas da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais- N´Golo, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Associação Mineira das Escolas Família Agrícola (Amefa), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme/MG), Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, Frente Parlamentar Mista da Educação do Campo na Câmara dos Deputados.

Serviço
Evento: Lançamento de cartilha com as Diretrizes da Educação do Campo do Estado de Minas Gerais
Data: 16/12/2015 (quarta-feira)
Horário: 10h
Local: Cidade Administrativa – Prédio Minas – 11º andar – salas 6 e 7
Outras informações:
Assessoria de Comunicação Social - Secretaria de Estado de Educação
Tel.: (31) 3915-3670 / 3915-3671

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.