sexta-feira, 20 de Abril de 2012 19:29h Atualizado em 21 de Abril de 2012 às 07:59h.

Secretaria de Esportes e da Juventude lança edição 2012 do projeto Chefs do Amanhã

As aulas terminam no dia 5 de junho e o curso será promovido de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h

A Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), por meio da Subsecretaria da Juventude, lança, na segunda-feira (23), às 11h, o projeto Chefs do Amanhã, com aula inaugural às 13h. O evento será realizado no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) – avenida Belém, 40, bairro Esplanada, Belo Horizonte –, um dos parceiros do programa e onde acontecerão às aulas. O projeto também conta com o apoio do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
O Chefs do Amanhã oferecerá curso gratuito de auxiliar de cozinha, para alunos de escolas públicas de 18 a 29 anos que estejam cursando, ou já tenham concluído a educação básica, trabalhadores empregados ou desempregados. Inicialmente, serão qualificados 60 jovens, divididos em três turmas. As aulas terminam no dia 5 de junho, num total de 200 horas/aula. O curso será promovido de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Os alunos receberão transporte, alimentação e certificado.
Durante o curso, serão ministradas aulas sobre elaboração de pratos básicos, utilizando técnicas específicas das áreas de legumeria, açougue e cozinha quente, e serão apresentados conceitos e boas práticas de logística, higiene e manipulação. Juntamente com o curso de auxiliar de cozinha, serão oferecidos cursos complementares aos alunos que mais se destacarem nas áreas de pães, roscas e biscoitos, pizzas, preparo de bolos e tortas, quitandas tradicionais mineiras, salgados e canapés, e bombons e trufas.
O subsecretário da Juventude, Gabriel Azevedo, explica que o projeto teve uma pausa em 2011 para que fossem procedidos ajustes técnicos e a busca de novas parcerias, como o Senac, por meio do no Programa Senac Gratuidade. Desde 2008, quando foi criado, até hoje, 1,3 mil jovens já foram qualificados em técnicas de manipulação, congelamento, aproveitamento integral dos alimentos e noções de higiene.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.