quarta-feira, 11 de Julho de 2012 13:19h Atualizado em 11 de Julho de 2012 às 13:31h. Marina Alves

Secretaria de Estado de Educação oferece novos cursos

A Secretaria de Estado de Educação de MG e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), firmaram uma parceria, para realizarem a oferta de cursos técnicos e de formação profissional nas escolas

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), firmaram uma parceria, para realizarem a oferta de cursos técnicos e de formação profissional, nas escolas do Estado. No país, nove estados serão beneficiados pelo Pronatec, e Minas Gerais é o estado que receberá maiores recursos do programa.

 


O estado deverá receber R$ 21 milhões de reais, que em todas as cidades beneficiadas deverão gerar 12.616 vagas nos cursos técnicos e profissionalizantes, para os alunos matriculados no ensino médio da rede estadual de ensino, em 224 escolas de 187 cidades de Minas Gerais.

 


O governo federal, através da parceria do Pronatec com os governos estaduais, teve um gasto total de R$ 92,6 milhões de reais, para atender os seguintes estados: Acre, Amapá, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará e Piauí, além de Minas Gerais.

 


No estado, os cursos a serem oferecidos nos vários municípios atendidos pela parceria entre governo estadual e o Pronatec são de várias modalidades, como multimídia, agropecuária, logística, informática, contabilidade, administração e eletrotécnica, e o início dos cursos está previsto para o próximo mês.
Dentre os municípios que irão oferecer o curso, estão Montes Claros, Ouro Preto, Governador Valadares, Juiz de Fora, Varginha, Patos de Minas, Uberlândia, Uberaba, Conselheiro Lafaiete e Divinópolis. Todas as cidades irão fazer o calendário com os processos de seleção e de inscrição, através das unidades de ensino responsáveis pelos novos cursos oferecidos.

 


Em Minas Gerais, já são oferecidos outros cursos profissionalizantes. O Pronatec já possui parcerias com o Governo do Estado, com cursos que já estão em vigência em vários municípios. No estado, são oferecidas 35 mil vagas, dentre os cursos técnicos e os cursos de formação inicial e continuada (FIC). Os cursos já são oferecidos pelas escolas do sistema S (Senai e Senac), e também pelos Institutos Federais, e unidades do Sistema Federal de Educação Profissional.

 


Além do Pronatec, outro programa possibilita o aprendizado profissional no estado. O PEP (Programa de educação profissional), tem parceria com instituições conveniadas em todo o estado, e, desde 2007, financia cursos profissionalizantes para os alunos de ensino médio. O Pep já atendeu cerca de 144 mil estudantes.

 


Segundo o supervisor técnico do Senai Divinópolis, Daniel Pereira, os novos cursos no Senai terão início na segunda. Serão abertas turmas com 140 novos alunos na escola técnica. Haverá uma turma de curso técnico em segurança do trabalho, no período da tarde, e três turmas de técnico em mecânica, sendo duas no período da manhã e uma no período da tarde. Também realizado em parceria com o Pronatec, o Senai está abrindo outro curso, também em conjunto com o Tiro de Guerra. Foi feita uma seleção entre os atiradores, e 40 deles irão fazer o curso de eletricidade.

 


Daniel lembra que se trata de um “Curso gratuito do governo, e que oferece benefícios como vale transporte, equipamentos de segurança para o aluno, material didático, lanche, entre outras vantagens”. Segundo ele, o curso de um ano e meio é uma grande oportunidade para quem quer aprender uma nova profissão. Atualmente, os novos alunos, que irão começar suas aulas no próximo dia 16, estão em período de matrícula.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.