sexta-feira, 22 de Novembro de 2013 08:51h Redação

Secretaria de Estado de Saúde lança o programa Ver Minas

Objetivo do projeto é levar atendimento oftalmológico à população residente em áreas de difícil acesso no Estado

Na próxima segunda-feira (25), o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, irá lançar durante a Feira de Saúde, em Sete Lagoas, o Programa Ver Minas. A proposta é oferecer assistência oftalmológica clínica e cirúrgica, em Unidades Móveis, à população com idade acima de 50 anos. Serão investidos no programa cerca de R$ 24 milhões por ano.

O atendimento será realizado em duas carretas, uma equipada com consultório oftalmológico e sala para exames e a outra com uma sala cirúrgica, que irão percorrer o Estado para levar assistência à população em municípios de difícil acesso. As unidades, que têm capacidade para realizar, por dia, cerca de 800 consultas, 3.200 exames e 250 cirurgias, irão contar com médicos oftalmologistas e oferecer até 30 procedimentos diferentes, entre eles, a correção cirúrgica do estrabismo, reconstituição parcial de pálpebra, implante secundário de lente intra-ocular e biomicroscopia de fundo de olho.

Com a iniciativa, o Governo de Minas busca diagnosticar e reduzir a prevalência da catarata e de outras doenças oculares na população mineira que estão dentro da faixa etária priorizada pelo Programa. A doença é considerada como a maior causa de cegueira curável no mundo. Atualmente, a doença está relacionada a cerca de 48% dos casos de perda de visão. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2010), em Minas, mais de quatro milhões de pessoas estão com idade acima de 50 anos, faixa etária considerada de risco para início da doença.

Roteiro inicial

O Programa Ver Minas iniciará suas atividades, entre os dias 22 de novembro e 1º de dezembro, na cidade de Sete Lagoas, e irá atender à população dos municípios de Araçaí, Baldim, Cachoeira, Caetanópolis, Capim Branco, Cordisburgo, fortuna, Funilândia, Inhaúma, Jequitibá, Paraopeba, Pequi, Prudente de Morais, Santana de Pirapama e Sete Lagoas.

Entre os dias 3 e 12 de dezembro, os atendimentos serão realizados na cidade de Pompéu. No município, o programa irá atender a população alvo de Abaeté, Biquinhas, Cedro do Abaeté, Maravilhas, Morada Nova, Paineiras, Papagaios Quartel Geral, Pompéu, Augusto de Lima, Buenópolis, Corinto, Curvelo, Felixlândia, Inimutaba, Joaquim Felício, Monjolos, Morro Da Graça, Presidente Juscelino e Santo Hipólito.

Feira da Saúde

Durante o evento, que acontecerá de 9h às 15h, na Praça da Feirinha, a população poderá participar de várias atividades relacionadas aos cuidados com a saúde. Além do Programa Ver Minas, que irá realizar consultas, exames e cirurgias oftalmológicas em homens e mulheres . Os participantes também terão acesso ao exame de mamografia (para mulheres com idade entre 40 e 69 anos), mobilização contra a dengue, oficinas para gestantes, cama elástica, pula-pula, futebol de sabão, piscina de bolinha, entre outras atividades. Para realizar exames e consultas é imprescindível a apresentação da identidade e do cartão SUS. Caso não tenha o cartão, o cidadão deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para fazê-lo.

Programação:

- Mamógrafo Móvel: caminhão com espaço para consultas e exames de mamografia. A Unidade irá permanecer na Praça da Feirinha durante quatro dias: 25, 26, 27 e 28/11. Público Alvo: Mulheres acima de 40 anos. (As mulheres acima de 40 anos e que fizeram mamografia há mais de dois anos terão preferência).

- Dengue Móvel: caminhão que realiza troca de focos da dengue (latas, pets e pneus) por material escolar e óleo de soja. É sé levar os inservíveis que a troca é feita no local. Público Alvo: Livre.

- Caravana Mães de Minas: caminhão com cabine de fotografias e oficinas para gestantes. Público Alvo: Gestantes em qualquer período de gestação.

- Caravana do Lazer: Parceria com a Secretaria de Esportes com cama elástica, pula-pula, futebol de sabão, piscina de bolinha. Público Alvo: Crianças de até 12 anos.

- Programa Ver Minas: consultas, exames e cirurgias oftalmológicas.

O caminhão do programa “Ver Minas” permanecerá na cidade por 10 dias (do dia 22/11 até o dia 01/12). Público Alvo: Homens e Mulheres acima de 50 anos.

Serviço:

Evento: Lançamento do Ver Minas

Data: 25/11/2013

Hora: 10h

Local: Praça da Feirinha (Alameda Dom Carmelo Mota, s/nº, Centro – Sete Lagoas)

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.