quinta-feira, 3 de Setembro de 2015 12:39h

Secretaria de Saúde vai ampliar Samu na Região Central de Minas Gerais

Cento e quatro municípios integram a área de abrangência, que contará com um total de 98 ambulâncias

O secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, anunciou nesta semana, durante a 8ª Conferência Estadual de Saúde, a implantação do Samu 192 na Região Ampliada de Saúde (RAS) Centro. Ao todo, 104 municípios serão beneficiados com o sistema.
O novo desenho, aprovado em agosto pela Comissão Intergestora Bipartite (CIB), contempla cinco Microcentrais, que concentrarão os atendimentos na região. São elas: Belo Horizonte; Contagem, Betim, Sete Lagoas e Itabira.
A previsão é a de que, até o final do ano, 49 novas ambulâncias sejam entregues aos municípios bases do Samu, dando início aos atendimentos. Os novos veículos irão dobrar o quantitativo atual de ambulâncias na região.
O gerenciamento dos serviços será feito pelo Consórcio Intermunicipal Aliança para a Saúde (CIAS), em parceria com a SES-MG e prefeituras municipais. O município continuará com sua central de regulação, enquanto o CIAS irá cuidar da gestão das novas ambulâncias e dos recursos humanos.
Para o assessor técnico da Coordenação Estadual de Urgência e Emergência, Christian Chebly Prata Lima, a remodelação da rede e da proposta do Samu possibilitará o aumento da cobertura do programa, principalmente para os municípios que não conseguem manter um serviço para sua população.
“Reuniões semanais estão sendo realizadas entre gestores do CIAS e da SES-MG, para que o funcionamento do sistema possa ser pleno”, acrescenta.
Entre as 49 novas ambulâncias que passarão a integrar a RAS Centro, 19 estão no Pátio do Centro Administrativo do município de Santa Luzia. A SES-MG está refazendo o Termo de Cessão de Uso das ambulâncias para o CIAS, para que o Consórcio possa fazer a manutenção necessária e destiná-las aos municípios.
As outras 30 ambulâncias já foram solicitadas ao Ministério da Saúde e a Secretaria aguarda a liberação. Para saber mais detalhes sobre as cidades que receberão as ambulâncias, acesse a Deliberação CIB – SUS/MG nº 2.170, de 19 de agosto de 2015.

Regiões Ampliadas de Saúde
Já estão em funcionamento cinco redes com o Samu 192 nas seguintes Regiões Ampliadas de Saúde: Sul de Minas, Centro-Sul, Sudeste, Norte de Minas, Nordeste e Jequitinhonha. A previsão é a de que, nos próximos anos, seja implantado o Samu192 nas demais regiões do Estado, contemplando as 13 Regiões Ampliadas de Saúde de Minas Gerais.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.