sexta-feira, 24 de Abril de 2015 13:52h

Secretária Macaé Evaristo participa de reunião como presidente do Forprof e discute metas

Fórum tem por objetivo articular as instituições que fazem a formação a distância e presencial dos profissionais da educação

A secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, participou nessa quinta-feira (23/4) de sua primeira reunião como presidente do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente do Estado de Minas Gerais (Forprof). O órgão colegiado tem por objetivo articular as instituições que fazem a formação a distância e presencial dos profissionais da educação.

Na 22ª reunião ordinária do Forprof foi apresentada uma pesquisa referente às necessidades e demandas de formação dos servidores da Secretaria de Estado de Educação realizada pela Magistra e definido o calendário de reuniões do Fórum para 2015. Também foram discutidas as metas do Plano Nacional de Educação referentes ao ensino superior, como a meta 15, que visa garantir aos profissionais da educação a devida formação inicial, nos termos da legislação, e formação continuada em nível superior de graduação e pós-graduação, gratuita e na respectiva área de atuação.

Em sua primeira reunião como presidente do Forprof, Macaé Evaristo ressaltou a importância de a educação superior trabalhar em conjunto com a educação básica. “A formação tem um papel estratégico e espero que a gente consiga nesse Fórum aprofundar em algumas temáticas importantes para educação mineira. Sabemos que Minas Gerais, do ponto de vista da educação superior, tem uma excelência no país e precisamos que essa excelência seja disponibilizada para educação básica”, conclui.

Colegiado

O órgão colegiado tem entre suas atribuições articular ações voltadas ao desenvolvimento de programas e ações de formação inicial e continuada desenvolvidas pelos membros do Forprof, subsidiar os sistemas de ensino na definição de diretrizes pedagógicas e critérios para o estabelecimento de prioridades para a participação dos professores em cursos de formação.

O fórum tem em sua composição representantes de instituições federais de ensino superior do estado, de universidades estaduais, da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Ministério da Educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais, do Fórum de Pró-Reitores de Graduação das Instituições Públicas de Ensino Superior, de Núcleos de Ensino a Distância/Centros de Educação a Distância das públicas mineiras, da União Nacional de Conselhos Municipais de Educação, e da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.