quinta-feira, 19 de Março de 2015 14:36h

Secretário Paulo Guedes busca união de esforços para construção de Comarca em Jaíba

Antiga reivindicação da população do Jaíba, no Norte de Minas, a instalação da Comarca no município poderá sair do papel em breve

Acompanhado de lideranças da região, o secretário de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais, Paulo Guedes, se reuniu, nessa quarta-feira (18/3), com o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes, que se comprometeu a incluir a obra na lista de prioridades do TJMG. Porém, alertou que é preciso considerar a demora natural no cumprimento de todos os trâmites legais para a implantação da estrutura.

Devido à necessidade urgente de instalação da Comarca no município que registra índices crescentes de violência, a possibilidade de uma parceria com a sociedade foi apresentada como alternativa para que a execução da obra ganhe mais celeridade. O desembargador Bitencourt solicitou à equipe de engenharia do Tribunal de Justiça o modelo do projeto a ser desenvolvido.

Segundo o secretário Paulo Guedes, a ideia é trabalhar nas duas frentes. “A Comarca continua na relação das obras a serem executadas pelo Tribunal, mas, como é um processo que pode não ser tão rápido, podemos buscar o apoio junto à sociedade para a construção da sede com mais agilidade”, disse ao lembrar que a Comarca foi criada há mais de cinco anos e que a obra já conta, inclusive, com terreno doado pela Ruralminas.

As lideranças políticas que participaram da reunião - os vereadores Júnior Leonir Freitas e Welton Luiz da Silva, o empresário Reginaldo Antônio da Silva, Lindomar Correia da Silva (Correinha) e o advogado Roni Cassio, consideram a possibilidade viável e pretendem somar forças para tornar a Comarca do município de Jaíba uma realidade.

Atualmente, o município está sob a jurisdição da Comarca de Manga, que fica a mais de 60 quilômetros de distância. A estimativa é que cerca de 70% dos processos que tramitam na Comarca de Manga e mais da metade dos presos que ocupam o presídio da cidade sejam oriundos do município de Jaíba.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.