quinta-feira, 10 de Setembro de 2015 12:36h

Sedinor lança Plano Estratégico de Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais

Documento será apresentado durante evento que marca as primeiras ações de desdobramento do Plano

Nesta sexta-feira, 11/09, o Sistema Sedinor/Idene irá lançar, durante workshop “Energia Fotovoltaica no Norte de Minas”, em Montes Claros, o Plano Estratégico de Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais - PESI. O documento, elaborado em parceria com a Sudene, traz um diagnóstico completo dos municípios e aponta demandas e potencialidades para o desenvolvimento regional.

O estudo foi elaborado por um grupo de especialistas que realizou pesquisas em diversos setores. Os dados foram comparados com os de outros diagnósticos já realizados por instituições que também possuem como interesse o desenvolvimento sustentável, com o objetivo de encontrar gargalos, pontos de conflito, potencial de cooperação e prioridades ainda não atendidas.

A apresentação do PESI no workshop será feita pelo diretor de Captação, Qualificação do Idene, Davidson Barbosa Dantas, às 9h30min, no auditório da OAB. Em seguida, o secretário da Sedinor, Paulo Guedes, fará a entrega oficial do documento. “O grande diferencial deste plano é o seu desdobramento. O PESI não será mais um diagnóstico da região que vai para o armário e cair no esquecimento. Ele será um importante instrumento para as ações do governo e de todas as entidades que buscam o desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais”, disse ao lembrar que o workshop sobre energia fotovoltaica no Norte de Minas já um produto do PESI.

O workshop será realizado durante todo o dia, em dois locais. Pela manhã, no auditório da OAB, e à tarde, no Hotel Intercity. O evento tem como público-alvo indústrias, empreendedores, investidores, empresas de engenharia de projetos e construções, fornecedores de equipamentos, governos e responsáveis pela infraestrutura energética da região.

Programação do workshop “Energia Fotovoltaica no Norte de Minas”

Manhã – Auditório da OAB Montes Claros
08:30 às 09:30 – Abertura Solene
09:30 às 10:00 – Apresentação do PESI – Planejamento Estratégico de Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais
10:00 às 10:15 – Entrega oficial do PESI – Paulo Guedes
10:15 às 10:30 – Apresentação “Energia Fotovoltaica no Norte de Minas”
10:30 às 12:00 – Empreendimentos Fotovoltaicos no Norte de Minas Gerias
Tarde – Hotel Inter City
13:30 às 15:30 – Painel I – Infraestrutura de Sistema Elétrico
15:30 às 17:30 – Painel II – Linhas de créditos e incentivo para investimentos fotovoltaicos (BNDES, BDMG e BNB)

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.