terça-feira, 3 de Maio de 2016 10:22h

Sedinor participa de Congresso Brasileiro de Energia Solar em São Paulo

A Secretária de Estado do Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais- Sedinor participa, nesta terça-feira (03/05), da abertura oficial do Congresso Brasileiro de Energia Solar – COBES

Com os temas “Energia Solar – Despontando como o Investimento da Década” e “Oportunidades do Aproveitamento de Energia Solar no Mercado Atual”, o evento reúne as principais autoridades e profissionais renomados do mercado de energia solar e termosolar.

 

O encontro está sendo realizado em São Paulo e viabiliza a troca de informações e experiências entre os estados.  Participam do debate o diretor de qualificação Diretor de Captação, Qualificação e Inclusão Regional do IDENE, Davidson Barbosa, o Presidente da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - Chesf, José Carlos de Miranda Farias, e os Secretários dos Estados do Ceará, e Pernambuco, além de diversos investidores.

 

 

 

 

Em sua participação, Davidson Barbosa irá explicar como o governo de Minas Gerais está atuando para atrair investidores para o Norte do Estado. “Fomos os pioneiros no lançamento de ações de incentivo as energias renováveis, principalmente a energia solar, e temos trabalhado para mostrar a potencialidade de produção da região. Especialmente nessa região do Estado que é carente de recursos e sofre tanto com a seca”, concluiu.

 

As discussões irão enriquecer as ações que estão sendo realizadas pelo sistema Sedinor/Idene, que tem como objetivo transformar o Norte de Minas em um polo de referência na produção de energia fotovoltaica no Brasil. Estudos já comprovaram que a incidência de radiação solar na região é capaz de viabilizar qualquer projeto de produção de energia elétrica fotovoltaica. O potencial foi comprovado em estudo realizado pela Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig. A expectativa é que nos próximos cinco anos, sejam investidos recursos privados da ordem de R$ 18 bilhões em produção de energia fotovoltaica nessa região do Estado.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.