quarta-feira, 11 de Maio de 2011 11:16h Assessoria Comunicaç?o ALMG

Segurança nas escolas do Estado será tema de fórum técnico

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, na manhã desta terça-feira (10/5/11), requerimento para a realização de um fórum técnico sobre a segurança nas escolas do Estado. O evento está sendo organizado em conjunto com a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática, e já foram realizadas duas reuniões preparatórias.

 

 

O presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado João Leite (PSDB), informou que a realização do fórum em outubro será precedido de cinco encontros regionais, em Juiz de Fora (Zona da Mata), Januária (Norte de Minas), Araxá (Alto Paranaíba), Varginha (Sul de Minas) e Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte).

 

Também foram aprovados dois requerimentos de autoria dos deputados João Leite, Sargento Rodrigues (PDT) e Cássio Soares (PRTB) e da deputada Maria Tereza Lara (PT), oriundos da audiência pública realizada em Passos (Sul de Minas) na última sexta-feira (6).

 

 

O primeiro manifesta congratulações ao Comando Regional da Polícia Rodoviária Estadual em Passos pelo trabalho desempenhado na região. Outro requerimento encaminha ofício ao secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette de Andrada, para que a cadeia pública de Ibiraci seja assumida pela Subsecretaria de Administração Prisional. Esse requerimento também encaminha ainda ao chefe da Polícia Civil pedido para recompor, em caráter emergencial, o quadro de servidores lotados nessa cadeia.

 

Outro requerimento aprovado, do deputado Sargento Rodrigues, encaminha ofício ao secretário Lafayette de Andrada, para apurar denúncias encaminhadas contra Danilo Marcos de Almeida Gomes, diretor da Penitenciária Francisco Floriano de Paula, em Governador Valadares (Vale do Rio Doce). As denúncias envolvem perseguição, assédio moral, rescisões contratuais e transferências arbitrárias.

 

 

Ações de combate ao tráfico de drogas e armas motivam visitas

 

Outros requerimentos aprovados, de autoria conjunta dos deputados presentes na reunião, são para a realização de visitas aos superintendentes da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal para obter informações sobre o combate ao tráfico de drogas e contrabando de armas no Estado. Os parlamentares também solicitam visita ao secretário nacional de Segurança Pública, para discutir o mesmo assunto.

 

 

Também foi aprovado requerimento da deputada Maria Tereza Lara, para a participação da comissão em reunião da Câmara Municipal de Betim (RMBH), com a presença do subsecretário de Estado de Atendimento às Medidas Socioeducativas, Ronaldo Pedron, para discutir a doação de um terreno para a construção do Centro de Internação no município.

 

A comissão aprovou ainda oito requerimentos, de autoria da Comissão de Direitos Humanos, que dispensam apreciação do Plenário. Antes da aprovação, o deputado Sargento Rodrigues argumentou que tal medida gera um retrabalho, já que são requerimentos de competência da Comissão de Direitos Humanos. Mas concordou em aprová-los para não prejudicar a celeridade da matéria. Disse, no entanto, que vai ficar vigilante em relação a tais proposições.

 

 

O deputado João Leite e a deputada Maria Tereza Lara também se mostraram preocupados com a situação e decidiram encaminhar a questão para a Presidência da ALMG, para buscar uma orientação definitiva em relação a esses casos.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.