sábado, 14 de Junho de 2014 06:45h

Seleções da Colômbia e da Grécia treinam no Mineirão um dia antes da estreia na Copa

Neste sábado (14/06), jogo entre as duas equipes vai inaugurar o estádio no Mundial; arena vai receber outras cinco partidas nas próximas semanas

As seleções da Colômbia e da Grécia treinaram nesta sexta-feira (13/06) no Mineirão, em Belo Horizonte. Os jogadores e as comissões técnicas fizeram o reconhecimento do campo e algumas atividades físicas no gramado do estádio – a Colômbia, no final da manhã, e a Grécia, no início da tarde.

Neste sábado (14/06), uma partida entre os colombianos - que voltam a disputar o Mundial após 16 anos - e a Grécia vai marcar as estreias das seleções e do Mineirão na Copa do Mundo Fifa 2014. Os jogadores da La Cafetera, como é chamada a seleção colombiana, incluindo os craques Teo Gutiérrez, Adrián Ramos, Carlos Bacca e Jackson Martínez, participaram de um trabalho fisco e tático aberto somente para a imprensa.

O técnico da equipe colombiana, José Pékerman, transmitiu tranquilidade a centenas de jornalistas presentes. "Somos privilegiados por estarmos aqui. É uma alegria sem limites defender esta camisa. Nosso time vai corresponder às expectativas do povo colombiano. Formamos uma equipe competitiva nos últimos dois anos, enfrentamos grandes rivais, temos jogadores em vários times europeus e estamos muito bem preparados", disse.

O treino da Grécia ocorreu em seguida nos mesmos moldes. "Nossa vitória em 2004, na Eurocopa, foi importante, um marco, mas fica por aí. O tempo passou, são 10 anos, e hoje é outra realidade", destacou o técnico da Grécia, o português Fernando Santos. O treinador classificou de normal o clima em Belo Horizonte porque, no Nordeste, diz, o índice de umidade do ar é preocupante para o bem-estar dos jogadores.

Apoio presencial

Enquanto a seleção da Colômbia realizava seu treino no Mineirão, do lado de fora, os torcedores colombianos faziam festa em frente ao estádio à espera do ônibus da equipe. Aos gritos de "Vamos Colômbia", os apaixonados pelo combinado tricolor receberam o apoio dos belo-horizontinos, que buzinaram e aplaudiram a festa dos estrangeiros.

Na capital mineira desde quarta-feira, o arquiteto Juan Fonseca destacou a simpatia do povo local. "Estudei um tempo nos Estados Unidos e fiquei muito amigo de uma brasileira. Sempre soube que as pessoas daqui são ótimas, mas estou realmente encantado com a simpatia dos mineiros. Ontem caminhei do centro da cidade até a Praça do Papa. Conversei com algumas pessoas e todos me responderam com um sorriso no rosto. Isso sem falar nas mulheres, que são lindas", comentou Juan.

Torcedor fanático da Colômbia, o empresário deixou a cidade de Bogotá no dia 22 de maio rumo ao Brasil. No percurso, seis paradas antes de chegar ao local de estreia da seleção: Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Foz do Iguaçu, Curitiba e São Paulo. "Sou mochileiro. Adoro viajar, conhecer novos idiomas, além de ser apaixonado por futebol. Decidi ir para o Brasil de ônibus, conhecendo culturas diferentes e fazendo amizades", explicou.

Acompanhado do amigo Carlos Rodriguez, Juan acredita no potencial da Colômbia. "A nossa seleção tem muita técnica, mas tem que ter tranquilidade para não sofrer a pressão depois de ficar 16 anos sem disputar uma Copa", explicou. Para Carlos, que assistirá somente o primeiro jogo e voltará para Bogotá no domingo, o retorno da Tricolor ao Mundial paralisou a capital colombiana. "Todos estão nas ruas torcendo pelo país. Estamos todos muito ansiosos", comentou.

Os amigos Juan Pinro, Juan Paulo García, Brian Badillo, Javier Ballesteros e Sérgio Toposa conseguiram ingressos para os três jogos da Colômbia na primeira fase. "O clima está fascinante. Ando pelas e encontro colombianos. Sei que não podemos assistir ao treino, mas estamos demonstrando nosso apoio. Depois do jogo em Belo Horizonte seguirei para Brasília, e depois Cuiabá. Quero acompanhar de perto a minha seleção", explicou Juan.

A Colômbia estreia contra a Grécia, neste sábado, às 13h, pelo Grupo C. Na próxima quinta, a equipe comandada por José Pekerman enfrentará a Costa do Marfim. O último jogo do colombianos será contra o Japão, no dia 24.

selecoes, colombia, grecia, treinam, mineirao, antes, estreia, copa

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.